Exercícios de força para fortalecer o tronco superior e ombro, indicados por treinadores de academia, divididos em grupos musculares específicos para um treino eficaz.
Entenda como realizar um treino eficaz para peito, ombro e tríceps. Um treino bem estruturado é fundamental para alcançar seus objetivos de forma segura e eficiente. Em muitos casos, um treino de tronco superior na academia é dividido para incluir exercícios de ombro, peito e tríceps em um mesmo dia.
Isso ocorre porque esses músculos estão interligados em muitos movimentos de empurrar, tornando o treinamento mais eficaz quando realizado em conjunto. Um treinamento físico bem planejado pode ajudar a evitar lesões e melhorar a performance. Além disso, realizar exercícios que trabalhem essas regiões musculares em conjunto pode ser mais eficiente do que treinar cada uma delas separadamente. Lembre-se de que a consistência e a paciência são fundamentais para alcançar resultados significativos em seu treino.
O Treino Eficiente
Ao combinar os grupos musculares do peito, tríceps e ombro, você maximiza a eficiência do treino, estimulando-os de maneira coordenada e permitindo uma recuperação equilibrada entre as sessões. Isso ocorre porque esses músculos trabalham em sinergia, como no caso do peitoral e do tríceps, que são frequentemente ativados juntos em exercícios como o supino, enquanto os ombros trabalham em conjunto com ambos.
Exercícios Recomendados por Treinadores
Para fortalecer essas regiões, é importante realizar exercícios específicos. Conversamos com Emílio Maia e Lívia Meli, da academia Evoque, que fizeram uma lista com os melhores exercícios para peito, ombro e tríceps. Lembre-se de que essa é uma seleção de boas opções para treinar o tronco superior na academia, mas não é um treino completo. Para isso, consulte um profissional da educação física, que pode orientar os melhores exercícios de acordo com suas necessidades.
Exercícios de Peito
1. Crucifixo ou peck deck: Trabalha o peitoral de forma isolada, ideal para alunos iniciantes, pois o aparelho traz mais estabilidade e segurança. Pode ser feito também na polia e com halteres.
2. Supino reto: Um dos principais exercícios para o peitoral maior, principalmente para trabalho de força e potência muscular, com ativação de deltoide anterior e tríceps.
3. Supino inclinado: Outra variação, mas que, devido à inclinação, ativa partes mais isoladas do peitoral maior, com ênfase na porção clavicular, assim como deltoide posterior e tríceps, melhorando a postura e tirando o aspecto de ombro caído.
4. Crossover: Muito usado nas academias e que, graças às variações de regulagem de altura, permite trabalhar todas as fibras musculares do peito (inferior, média, superior).
Exercícios de Tríceps
1. Tríceps testa: Um dos principais exercícios quando se fala de tríceps, pois ativa todas as cabeças do músculo. Pode ser feito com diferentes variações, nas barras, nos halteres e na polia.
2. Tríceps coice: O movimento é de esticar o braço para trás, como em um coice. Outro exercício que permite um bom trabalho muscular, como maior ativação das cabeças medial e lateral.
3. Tríceps na polia: É um dos mais comuns e envolve puxar para baixo com a força dos tríceps.
Esses exercícios são fundamentais para um treino eficiente e equilibrado, permitindo que você trabalhe os grupos musculares do peito, tríceps e ombro de forma coordenada e eficaz. Lembre-se de sempre consultar um profissional da educação física para obter orientação personalizada e evitar lesões.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo