Deixe a timidez de lado, conhea sobre si e suas características fundamentais, desenvolva momentos divertidos e quebrar barreiras de comunicação, trazendo benefícios à saúde.
As pessoas sentem vergonha em compartilhar seus desejos sexuais devido a inseguranças ou timidez em expressar seus sentimentos. Isso pode impedir a conexão e o prazer em momentos íntimos. Para superar isso, é preciso superar a vergonha e falar abertamente sobre seus desejos e necessidades.
Um dos principais motivos para sentir vergonha sexual é a falta de confiança em expressar desejos e necessidades. Isso pode levar a uma autoestima baixa e a um relacionamento sexual insatisfatório. Para conquistar uma conexão mais profunda com seu parceiro, é preciso saber como se expressar abertamente e superar a vergonha de falar sobre seus desejos. A comunicação eficaz pode ajudar a construir confiança e a fortalecer o relacionamento, tornando-o mais prazeroso e satisfatório.
Reconstruir a autoconfiança
Não é apenas durante o ato sexual que a autoconfiança é fundamental, mas sim durante toda a vida. É essencial valorizar seus pontos fortes e aprender a se amar. Uma pessoa com conhecimento sobre si mesmo aumenta sua autoconfiança e sua autoestima, características fundamentais para relações saudáveis, segundo a sexóloga Priscila Junqueira.
A vergonha como obstáculo
Deixar de lado a vergonha, a timidez e as inseguranças pode ser um desafio, mas é possível. Situações embaraçosas são comuns e não precisam acabar com o clima. Se durante o ato você se preocupou com barulhos estranhos, tente transformar esse momento em algo divertido para que ambos se sintam à vontade. Isso fará com que você se sinta mais desinibido e crie uma intimidade maior com o parceiro.
Conversar com o parceiro
Se você tem vontade de experimentar algo novo ou acha que seu parceiro está insatisfeito, conversar é a melhor alternativa. Procure perguntar se ele tem algo que seja complicado no sexo para ele. Com isso, você vai perceber que não é só você que tem dificuldades e poderão romper juntos as barreiras. É preciso ter uma mente aberta e buscar maneiras diferentes de se satisfazer.
A importância do conhecimento
O autoconhecimento sobre seu corpo e o que você gosta na hora do sexo é fundamental. A masturbação pode ser um momento compartilhado com o parceiro, gerando uma excitação maior em ambos. Além disso, a masturbação proporciona diversos benefícios à saúde, como ajudar a reduzir o estresse e dormir melhor.
Um ambiente propício
Deixar o ambiente à meia luz pode ajudar a diminuir a vergonha do seu corpo e aumentar a intimidade com o parceiro. Isso pode fazer com que você se sinta mais à vontade e possa curtir a noite sem preocupações.
Um caminho para a confiança
Não existe uma forma mágica para praticar sexo e dúvidas no início da vida sexual são muitas. Então, se você ainda não tem muita experiência, procure pesquisar na internet mais sobre o assunto e conversar com outras pessoas. O sexo deve ser visto como algo natural e você se sentir confortável em falar, pensar e praticar.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo