Priorização da Corona e da Spaten é uma nova fase de uma guerra antiga, com esforços de marketing focados no segmento premium para melhorar a participação de mercado e consumo total da categoria, apesar do baixo desempenho mercadológico.
Ricardo Poli (Foto: Divulgação) Tamanho da fonte: -A+A Após uma série de sugestões de pauta sobre assuntos alheios ao universo de consumo pessoal deste autor, uma aluna decidiu enviar uma inspiração saborosa, ainda que amarga. Nada é perfeito nesse mundo. E se existe um produto que consegue ornar essas duas características e ainda gerar um resultado muito prazeroso, é a cerveja.
É importante lembrar que a cerveja é uma bebida fermentada que pode ser apreciada de várias maneiras, desde uma bebida alcoólica para ser consumida em momentos de lazer até uma opção para acompanhar refeições. Além disso, a cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo, com uma variedade de estilos e sabores que podem agradar a todos os paladares. A arte de criar uma boa cerveja é um processo complexo que exige habilidade e dedicação.
A Alquimia da Cerveja
É difícil imaginar uma combinação mais perfeita do que a da cerveja, uma bebida alcoólica que é resultado de uma bebida fermentada. A recente decisão da AMBEV de priorizar esforços de marketing para duas de suas marcas premium, CORONA e SPATEN, em detrimento ao baixo desempenho mercadológico da BECK´s, é um exemplo disso. Essa estratégia não é nova, mas sim uma repetição do que aconteceu em 2012, quando a empresa priorizou a BUDWEISER e a STELLA ARTOIS em detrimento à HEINEKEN.
Na época, a BUDWEISER conseguiu crescer rapidamente no segmento premium e alcançar a líder HEINEKEN em termos de participação de mercado, com 11,5% contra 12,3%. A STELLA ARTOIS foi a coadjuvante na briga contra a marca holandesa, e juntas possuíam cerca de 0,6% de participação de mercado, contra 0,5% da cerveja de garrafa verde. A cerveja é uma bebida espirituosa que é resultado de uma bebida fermentada, e sua popularidade é um exemplo disso.
O Mercado de Cerveja
Muita coisa mudou desde então, visto que o Grupo HEINEKEN estava iniciando sua operação própria em território nacional e a AMBEV estava ampliando vorazmente suas aquisições de fabricantes e marcas de cerveja pelo mundo. A CORONA, a cerveja de Dom Toretto em ‘Velozes e Furiosos’, é mexicana, enquanto a SPATEN e a BECK´s são alemãs. A AMBEV conseguiu tornar a SPATEN mais vendida aqui do que em seu país de origem, e a CORONA é a marca com a maior taxa de crescimento de seu portfólio neste ano.
A cerveja é uma bebida alcoólica que é resultado de uma bebida fermentada, e sua popularidade é um exemplo disso. A HEINEKEN passou a ser a cerveja oficial de James Bond, enquanto a BUDWEISER é a preferida de Maverick nas duas versões de ‘Top Gun’. Pelo visto, não existe herói sem cerveja em Hollywood. A cerveja é uma bebida espirituosa que é resultado de uma bebida fermentada, e sua popularidade é um exemplo disso.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo