NeoFeed visita Amazon em Seattle, observa o centro de entrega da AWS, que combina inteligência artificial, machine learning e fortaleza logística para proteger seu território de rivais como Microsoft e Google.
Localizada na costa noroeste dos Estados Unidos, a região metropolitana de Seattle é conhecida por suas paisagens naturais deslumbrantes, com destaque para o Amazon, maior rio do mundo em termos de volume de água. A presença desse rio, que banha a cidade de Seattle, é um dos principais atrativos turísticos da região, especialmente nos meses de verão quando as temperaturas são mais amenas.
Na cidade de Arlington, a vista do Amazon é ainda mais impressionante, pois a cidade se localiza a apenas alguns quilômetros da foz do rio. A instalação de aproximadamente 270 mil metros quadrados, distribuídos em cinco pisos, indica que a região está se desenvolvendo em diferentes setores, como a tecnologia, onde a inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada. A região metropolitana de Seattle é conhecida por ser um dos principais centros de desenvolvimento da inteligência artificial nos Estados Unidos.
Amazon: Forteza Logística em Ação
O maior fulfilllment center da Amazon no estado de Washington, o PAE2, é um exemplo de como a inteligência artificial e machine learning são utilizados na dança de robôs, que agilizam coletas, transportes e empacotamentos de pedidos. Essa ‘exibição’ é realizada em uma fortaleza logística de entregas da companhia, que reforça seus tentáculos com mais de 750 mil robôs distribuídos globalmente.
A Amazon Web Services (AWS): O ‘Molho Secreto’ da PAE2
A AWS, criada em 2006 para municiar as próprias operações da Amazon, lidera a oferta de infraestrutura de computação em nuvem. Agora, no entanto, esse domínio é colocado à prova pela corrida da inteligência artificial (IA). ‘Nossa operação ainda cresce mais do que qualquer outra’, afirmou Matt Garman, CEO da AWS. ‘E, hoje, entre 80% e 90% dos recursos ainda estão on-prem (instalados nas infraestruturas dos clientes). Então, é um mercado enorme. E não se trata de um setor em que um único vencedor vai levar tudo.’
O Impacto da Corrida da Inteligência Artificial (IA)
Parte de um discurso para mostrar que a AWS não está deitada em berço esplêndido diante desse redesenho no mercado de cloud computing, as palavras de Garman foram ditas na semana passada a jornalistas de 20 veículos de todo o mundo. Entre eles, o NeoFeed, único representante brasileiro no grupo. A Amazon abriu parte das portas da sua sede, em Seattle, para mostrar e realçar o que a AWS tem feito. E, em meio ao vaivém de pedestres, bikes, patinetes, bondes e das gaivotas que cortam as ruas do bairro South Lake Union, o roteiro deu uma boa dimensão do seu poder de fogo.
A Influência da Amazon na Paisagem da Região
A Amazon tem uma influência marcante na paisagem da região, onde mantém, desde 2010, mais de 40 prédios a poucos quarteirões do Pike Place Market, um dos cartões postais de Seattle. Todos com nomes ligados a algum capítulo da história da empresa. Um deles leva o nome de Day 1, uma referência a um dos mantras de Jeff Bezos, o fundador da Amazon, que, desde a criação da companhia, em 1994, defendeu que a companhia agisse como se estivesse em seu ‘primeiro dia’. No comando da AWS desde junho deste ano, Garman, que ingressou na operação em 2005, como estagiário, entende bem essa máxima.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo