Longa-metragem cinematográfica estrelada por Fernanda Torres e Selton Mello chega aos cinemas no dia 7 de novembro, na categoria de melhor filme internacional.
A expectativa em torno do filme ‘Ainda Estou Aqui’ ainda está alta em todo o Brasil, e por bons motivos. A história é baseada na vida real da escritora Eunice Paiva, que enfrentou uma situação desafiadora ao lado de sua família, antes da desaparecimento de seu marido. A atuação de Fernanda Torres como a protagonista, ao lado de sua família, é digna de nota, e demonstra a força da mulher em seu dia a dia.
Com o objetivo de reconhecer a excepcional atuação de Fernanda Torres, o filme ‘Ainda Estou Aqui’ foi nomeado para o premiação do Oscar, em sua categoria. A estatueta de ouro é um símbolo de reconhecimento, e é sempre um prêmio de grande valor, pois a estatueta de ouro é a maior premiação cinematográfica do mundo. O filme brasileiro tem todas as condições de conquistar o prêmio em sua categoria, e a expectativa é de uma premiação de grande destaque no evento.
Lançamento de ‘Ainda Estou Aqui’ desperta expectativa por possível Oscar
O filme ‘Ainda Estou Aqui’, longa-metragem estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com participação de Fernanda Montenegro, está conquistando festivais internacionais e, assim, atraiu a atenção de todos para a próxima temporada de premiação. Com tantas expectativas em torno do lançamento e a possibilidade de uma estatueta de prêmio, é natural que as pessoas tenham dúvidas sobre se ‘Ainda Estou Aqui’ já está indicado ao Oscar.
Os passos necessários para uma indicação ao Oscar
O Oscar é um prêmio anualmente organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), nos Estados Unidos, com o objetivo de premiar os melhores filmes lançados no ano anterior. Nesse contexto, o Brasil tem chances de concorrer na categoria de melhor filme internacional, mas também outras categorias são uma possibilidade. Para saber se ‘Ainda Estou Aqui’ foi indicado, é necessário entender o processo de seleção e as datas importantes.
A seleção do representante brasileiro
Anualmente, cada país nomeia um filme para representá-lo na edição seguinte do Oscar. A ideia é sempre escolher um filme que tenha chances de levar a estatueta de prêmio. Neste ano, a Academia Brasileira de Cinema já escolheu ‘Ainda Estou Aqui’ para ser o nosso representante no Oscar 2025. No entanto, isso não significa que o filme já esteja indicado. Em vez disso, o longa de Walter Salles percorre um caminho em busca de uma vaga entre os indicados.
O processo de votação
A partir da lista dos representantes de cada país, os membros da AMPAS votam até reduzir a quantidade de filmes que continuam na corrida. Em 2024, 88 países se submeteram à corrida, e agora precisamos ficar de olho em outras datas importantes. A primeira destas datas é o dia 17 de dezembro, quando a Academia divulga as shortlists, isto é, as listas com os pré-selecionados nas principais categorias. Essas listas contêm 15 filmes de cada uma das categorias que avançam para a próxima fase de votações.
A lista oficial de indicados
Caso o Brasil esteja nessa pré-lista, então temos grandes chances de uma indicação real. Depois disso, a lista oficial de indicados será anunciada no dia 17 de janeiro de 2025. Além da categoria de melhor filme internacional, o Brasil tem feito campanha para as categorias de melhor atriz (Fernanda Torres), melhor roteiro adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega, vencedores em Veneza), melhor ator coadjuvante (Selton Mello), melhor direção (Walter Salles), melhor montagem (Affonso Gonçalves) e melhor filme.
A história por trás de ‘Ainda Estou Aqui’
Adaptado a partir do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, ‘Ainda Estou Aqui’ conta a história de enfrentamento e sobrevivência de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos e esposa do engenheiro e político Rubens Paiva (Selton Mello), assassinado pela ditadura militar. A partir do desaparecimento de Rubens, levado de sua própria casa por militares a paisana, Eunice precisa se reinventar para que a família possa sobreviver.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo