População de pinguins ameaçada por poluição marinha, falta de supervisão de animais domésticos e perturbação de locais de nidificação.
A quantidade de pinguins-de-Humboldt diminuiu consideravelmente em regiões ao longo da costa central do Chile, tornando-os uma das espécies de pinguins mais vulneráveis entre as 18 existentes globalmente, o que coloca esses adoráveis animais em perigo de extinção, conforme alertam os especialistas. No último ano, pesquisadores conduziram um estudo em duas ilhas na costa central chilena e identificaram 842 pares reprodutores ou ninhos ativos de pinguins.
Essas aves não voadoras, conhecidas como pinguins-de-Humboldt, são consideradas animais selvagens e estão enfrentando sérias ameaças em seu habitat natural. A preservação desses pinguins é crucial para a biodiversidade marinha e para manter o equilíbrio dos ecossistemas costeiros, ressaltando a importância de medidas de conservação urgentes para proteger essas encantadoras criaturas.
Desafios da População de Pinguins-de-Humboldt
Este ano, a equipe de pesquisa encontrou apenas um par reprodutor de pinguins-de-Humboldt. Paulina Arce, uma renomada veterinária especializada em pinguins, alerta que as populações dessas aves não voadoras em todas as ilhas estudadas estão em declínio ou mantiveram-se estáveis.
Impactos na Reprodução dos Pinguins-de-Humboldt
‘Isto pode levar a um cenário ainda mais drástico, que pode ser a extinção da espécie,’ disse Arce. Cientistas estão investigando a presença de microplásticos nas fezes dos pinguins na Antártida, enquanto um crânio de boto gigante de 16 milhões de anos foi descoberto na Amazônia.
Ameaças à Sobrevivência dos Pinguins-de-Humboldt
Uma nova espécie de dinossauro carnívoro foi encontrada na Argentina. Os pinguins-de-Humboldt habitam colônias ao longo das costas do Pacífico no Chile e no Peru, recebendo esse nome devido ao banho na fria Corrente de Humboldt.
Desafios Ambientais e Climáticos
Diego Penaloza, presidente da Safari Conservation Foundation, destaca que as principais ameaças aos pinguins incluem a poluição marinha, a falta de supervisão de animais domésticos e a perturbação dos locais de nidificação. A gripe aviária, agravada pelo El Niño, tem impactado severamente as populações de pinguins e outros animais selvagens.
Impacto na Reprodução e Mortalidade
Javiera Meza, chefe de Conservação da Biodiversidade da Conaf do Chile, revela que as taxas de reprodução dos pinguins-de-Humboldt despencaram para quase zero devido à gripe aviária e ao El Niño. ‘Foi como a tempestade perfeita,’ disse Meza. Alguns animais não são avistados na natureza há décadas.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo