A banana é rica em potássio, mas não é a maior fonte. É uma fonte de carboidratos complexos, energia, fibras e proteína, mas não de gorduras.
Quem nunca ouviu a famosa frase “Tá com cãibra? Come banana que passa!”? É provável que você já tenha escutado alguém dizer isso em algum momento. Mas você sabe o motivo por trás disso? A banana é uma excelente fonte de potássio, um mineral essencial para o funcionamento adequado dos músculos e das contrações musculares. Além disso, o potássio também ajuda a regular o ritmo cardíaco.
Embora seja um mito que as cãibras sejam causadas exclusivamente pela falta de potássio, a ingestão adequada desse nutriente pode reduzir a ocorrência desses desconfortáveis espasmos musculares. Além disso, o potássio é um nutriente essencial para a saúde geral do corpo, ajudando a manter a pressão arterial saudável e a regular a função muscular. Portanto, incluir alimentos ricos em potássio, como bananas, na sua dieta pode ser uma ótima maneira de manter seus músculos saudáveis e fortes.
O Potássio: Um Mineral Essencial para a Saúde
O potássio é um nutriente essencial para o corpo humano, e incluí-lo na dieta é fundamental para manter a saúde em dia. Além da banana, que é uma fonte conhecida de potássio, existem muitos outros alimentos que possuem altos níveis desse mineral. Enquanto a banana possui 358mg de potássio em 100g, outros ingredientes podem chegar a possuir mais de 700mg.
8 Alimentos que Possuem Mais Potássio que a Banana
1. Feijão de lima: Além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal, fibras e ferro, o feijão de lima cozido possui 436mg de potássio em sua composição. Isso o torna um alimento ideal para incluir na dieta.
2. Batata: A batata é uma ótima fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia para o corpo de forma gradual. Além disso, o tubérculo é rico em potássio, carregando 429mg do mineral quando cozido com a casca.
3. Ameixa seca: A ameixa seca é um dos alimentos que contêm mais potássio em sua composição, carregando 745mg do mineral. Também é ótima fonte de fibras, vitaminas A e K, cobre e compostos antioxidantes que beneficiam a saúde digestiva.
4. Abacate (avocado): O abacate é rico em gorduras saudáveis, fibras e vitaminas K, C e do complexo B. A fruta também fornece 485mg de potássio e outros minerais, tornando-a uma excelente opção para incluir na dieta.
5. Semente de girassol: As sementes de girassol torradas e sem sal possuem 645mg de potássio em sua composição. A semente também é uma excelente fonte de gorduras saudáveis, fibras, proteínas, vitamina E, magnésio, selênio e outros minerais, além de conter antioxidantes e fitosteróis, benéficos para a saúde cardíaca.
6. Espinafre: O espinafre é rico em vitaminas A, C e K, folato, ferro, magnésio e, é claro, potássio. O legume possui 466mg do mineral em sua composição e também carrega fibras e compostos antioxidantes.
7. Uva passa: A uva passa possui o índice mais alto de potássio, contando com 746mg do mineral em sua composição. Além disso, é uma fonte de energia rápida devido ao seu alto teor de açúcares naturais. Também fornece fibras, vitaminas do complexo B e compostos antioxidantes.
8. Salmão: O salmão é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade e ácidos graxos ômega 3, benéficos para a saúde cardíaca e cerebral. O peixe possui 628mg de potássio, tornando-o uma opção saudável para incluir na dieta.
O potássio é um mineral essencial para a saúde, e incluí-lo na dieta é fundamental para manter o corpo em dia. Além da banana, existem muitos outros alimentos que possuem altos níveis desse mineral, tornando-os excelentes opções para incluir na dieta.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo