Frota total de locadoras de carros no Brasil atingiu 1.570.820 veículos ao final de 2023.
O aluguel de veículos para motoristas de aplicativos está se tornando uma opção popular entre os condutores que trabalham com apps de transporte no Brasil. Durante o segundo semestre de 2024, um aumento significativo foi observado, com um total de 300 mil carros sendo locados no setor, representando um crescimento de 76,5% em relação ao mesmo período de 2021. Os motoristas de aplicativos estão buscando essa alternativa para garantir mais flexibilidade e rentabilidade em suas atividades.
Os condutores de aplicativos estão encontrando no aluguel de veículos uma solução prática e econômica para atender à demanda crescente por transporte por meio de apps. Com a possibilidade de locar um carro por um período determinado, os motoristas de apps conseguem atender mais passageiros e aumentar sua renda de forma eficiente. Essa tendência de crescimento no aluguel de carros para motoristas de aplicativos reflete a evolução do mercado de transporte e a busca por soluções inovadoras no setor.
Locadoras de Carros no Brasil
Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) revelam que a frota total das locadoras no Brasil atingiu a marca de 1.570.820 automóveis e comerciais leves até o final de 2023. Esse cenário reflete diretamente no setor de aluguel de carros, especialmente para os motoristas de aplicativos. De acordo com o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, mais de 300 mil veículos locados para condutores de apps representam cerca de 18% a 20% de todos os carros disponíveis nas locadoras do país.
Em meio a momentos de aperto econômico e taxas de juros elevadas, a locação de veículos se torna uma alternativa viável, uma vez que a aquisição do ativo se torna mais onerosa. ‘Despesas como licenciamento, emplacamento, IPVA, além da busca por peças e serviços mecânicos, são responsabilidade da locadora’, ressaltou o presidente da associação setorial.
Para o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, o potencial de aluguel para os motoristas de aplicativos também é influenciado pelo preço dos combustíveis e pelas tarifas praticadas pelos próprios aplicativos. ‘Cenários sem aumentos bruscos nos postos, aliados a políticas tarifárias condizentes com a realidade econômica do Brasil, adotadas por empresas como Uber e 99, são fundamentais para fomentar a locação de veículos’.
Essas informações, originalmente divulgadas pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico, evidenciam a importância do setor de locação de carros no contexto da mobilidade urbana, especialmente para os motoristas de aplicativos que buscam soluções práticas e econômicas para exercerem suas atividades.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo