Três grandes times ainda brigam pelo título do campeonato no final do 1º turno, com terceiros colocados a poucos pontos corridos.
Hora de uma análise importante do Campeonato Brasileiro, que está passando por um primeiro turno movimentado em 2024, com a maioria dos times ainda não tendo completado os 19 jogos (apenas sete concluíram a primeira parte da competição). Esse atraso é resultado, em parte, da tragédia no Sul, que interrompeu o campeonato por alguns dias e afetou os times gaúchos, além da disputa simultânea de outros torneios, especialmente o playoff entre terceiros colocados dos grupos da CONMEBOL Libertadores e segundos colocados das chaves da CONMEBOL Sul-Americana. O líder do primeiro turno acumula 40 pontos, mostrando a competitividade do futebol brasileiro.
No cenário atual do Campeonato Brasileiro, a batalha pela liderança está intensa, com equipes buscando se destacar e conquistar o título. Os desafios enfrentados pelos times ao longo da competição demonstram a paixão e a dedicação dos jogadores em campo, refletindo a essência do futebol brasileiro. O segundo turno promete ainda mais emoção e reviravoltas, mantendo os torcedores ansiosos pelos próximos jogos decisivos.
Projeções do Campeonato Brasileiro: Destaques do Primeiro Turno
O Botafogo, time brasileiro, só será superado na ponta se o Flamengo vencer o Internacional em seu jogo atrasado por dois ou mais gols de diferença no Beira-Rio. Fiz uma projeção para todas as partidas atrasadas e coloquei empate nesse duelo em Porto Alegre. Assim, o Botafogo seria bicampeão simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, e o Flamengo ficaria em segundo lugar com 38 pontos, dois a mais que o Palmeiras. Resumo a disputa do título a esses três clubes. Tenho falado muito na espanholização do futebol brasileiro nos últimos anos com o domínio econômico de flamenguistas e palmeirenses que se reflete muito em campo desde 2016 (de lá para cá, só duas vezes o título dos pontos corridos fugiu da poderosa dupla – Corinthians, em 2017, e Atlético-MG, em 2021).
O Botafogo, time brasileiro, com bons investimentos e organização na gestão do bocudo John Textor, se coloca como o desafiador, o outsider que pode brigar até o fim contra as forças maiores estabelecidas. Claro que o time que mais deverá ganhar pontos atrasados neste Campeonato Brasileiro é o Internacional, pois o Colorado possui cinco jogos a menos. Nas minhas previsões, o time de Roger Machado, agora só dedicado ao campeonato nacional (saiu em duas semanas da Copa do Brasil e também da Sul-Americana), vai somar oito pontos nos duelos recuperados. Assim, terminaria o primeiro turno com 27 pontos, assim como o Bragantino e o Atlético-MG, e com um ponto acima de Vasco e Athletico-PR, todos ali no meio da tabela em condição de brigar por competições sul-americanas.
Mais abaixo, na disputa pelo rebaixamento, há três considerados grandes ainda em risco, mas apenas um para mim vai ter pontuação de Z4. O Grêmio, time brasileiro, deve fazer quatro pontos nos seus dois jogos atrasados e chegar à 19 na tabela, passando o Corinthians no número de vitórias. Na zona do rebaixamento, nas minhas contas, teremos Cuiabá (18 pontos), Fluminense (17), Vitória (15) e Atlético-GO (12). Creio que os dois últimos tendem a cair mesmo. Considerando esta análise parcial do Brasil, vemos poucas novidades.
O Botafogo, time brasileiro, brigou pelo título passado e repete a dose, ainda não é o maior favorito à taça. E, na parte debaixo, quando muitos times grandes temiam a queda, agora todos estão em ascensão e processo de retomada, o que dá a entender que Juventude, Criciúma, Cuiabá, Vitória e Atlético-GO sofrerão. Vou descrever abaixo um pouco do resumo de cada time de acordo com a posição que imagino que eles terminarão no fim do primeiro turno.
Botafogo
O líder tem para mim o melhor treinador deste primeiro turno: o português Artur Jorge, técnico corajoso e ousado que se encaixou muito bem em um time com imposição física e transições muito rápidas. Do meio para a frente o Botafogo não deve nada para ninguém em termos de elenco, e olha que perdeu Júnior Santos e Eduardo recentemente por contusão. Vai sofrer mais no segundo turno porque vai tentar também os títulos inéditos da Libertadores (em especial ainda por pegar o Palmeiras) e da Copa do Brasil.
Flamengo
Curiosamente, o Flamengo de Tite conseguiu pontuação boa.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo