Observação de uma Superlua azul brilhante durante a conjunção celeste entre Lua e ocultação na extremidade da Lua.
Depois de um belo espetáculo da Superlua azul na noite de segunda-feira (19), uma ocultação lunar está programada para acontecer no céu noturno desta terça (20). Durante a noite, uma conjunção entre a Lua e Saturno resultará em uma ocultação lunar completa do planeta para os estados das regiões Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste, enquanto o restante do Brasil terá uma ocultação lunar rasante. As conjunções celestes são eventos fascinantes que nos permitem apreciar a beleza e grandiosidade do universo.
Essa ocultação lunar é um evento astronômico imperdível para os amantes do espaço e da natureza. Observar a Lua se aproximando e cobrindo Saturno no céu noturno é uma experiência única e inspiradora. Aproveite essa oportunidade para contemplar a majestade do cosmos e se maravilhar com a complexidade do sistema solar e das interações entre os corpos celestes.
Evento astronômico: Ocultação lunar e a observação de uma Superlua azul
Já uma ocultação lunar ocorre quando a Lua fica ‘na frente’ de outros corpos celestes conforme faz seu caminho no céu noturno. A observação de uma ocultação é um processo simples que demonstra de maneira clara o movimento dos astros pelo céu, sendo possível cronometrar o desaparecimento e o reaparecimento de um corpo celeste atrás da Lua, por exemplo. A ocultação lunar ocorre de maneira semelhante a um eclipse, quando a extremidade da Lua se move na frente de uma estrela, planeta ou outro astro celeste, escondendo-o momentaneamente até que o astro reapareça do outro lado da Lua. A observação de uma ocultação lunar costuma ser possível apenas quando o corpo celeste em questão for suficientemente brilhante: como será o caso de Saturno nesta terça-feira.
Conjunção e observação de uma ocultação lunar
Como observar a ocultação lunar desta terça (20)? A conjunção entre Lua e Saturno deve aparecer no início da noite, na direção leste, próxima à constelação de Aquário. Enquanto para a maior parte dos estados brasileiros será possível ver uma ocultação lunar rasante — na qual o planeta será ocultado apenas pela extremidade da Lua. A região Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste poderão ver uma ocultação completa, ou seja, acompanhar enquanto o planeta ‘some’ em uma extremidade da Lua e reaparece em outra. Confira aqui aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar o fenômeno.
Observação de uma ocultação lunar brilhante e Superlua azul
Bola de golfe e mais: 10 coisas estranhas que missões deixaram na Lua. Veja fotos da Superlua azul de 19 de agosto. Superlua azul: veja fotos do fenômeno ao redor do planeta. ‘Estrela zumbi’: astrônomos acham restos de supernova que brilhou há mil anos. Cientistas encontram explosões solares atípicas; entenda. Confira fotos da Superlua azul em diferentes partes do mundo, capturando a beleza desse evento astronômico único.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo