Cosmonauta da Roscosmos participou de pesquisa de seis meses para preparar exploração da Lua e missões tripuladas a Marte.
Uma nova missão espacial está sendo planejada pela Nasa, e a expectativa é que em breve tenhamos mais um Astronauta representando a agência espacial dos Estados Unidos no espaço.
Desta vez, a tripulação contará com a presença de um cosmonauta russo, fortalecendo a parceria internacional na exploração do espaço. Juntos, os membros da tripulação realizarão experimentos importantes para o avanço da ciência e da tecnologia.
Astronauta Loral O’Hara e a Cosmonauta da Roscosmos Marina Vasilevskaya retornam à Terra
Ao lado dela, esteve o cosmonauta da Roscosmos, o russo Oleg Novitskiy e a participante do voo espacial Marina Vasilevskaya da Bielo-Rússia. O trio, que partiu da Estação Espacial a bordo da espaçonave Soyuz MS-24 nesta sexta-feira (05), realizou um pouso seguro com um paraquedas assistido na estepe do Cazaquistão, a sudeste da cidade de do Dzhezkazgan, neste sábado (06), às 04h17, no horário de Brasília. A cobertura da chegada da tribulação na terra foi transmitida através da NASA+, do aplicativo da NASA , no YouTube e no site da agência espacial.
Missão de pesquisa de seis meses no espaço
A astronauta foi lançada ao espaço em 15 de setembro de 2023 e completou uma missão de 204 dias no espaço, cobrindo 3.264 órbitas da Terra e 86,5 milhões de milhas. Ela seguiu viagem ao lado dos cosmonautas da Roscosmos, Oleg Kononenko e Nikolai Chub, que permanecerão a bordo da Estação Espacial para completar uma missão de um ano.
Novas conquistas da Astronauta Loral O’Hara
Leia Mais Astronauta Loral O’Hara retorna para Terra após 204 dias no espaço Astronautas deixam cair caixa de ferramentas durante caminhada espacial Nave russa Soyuz é lançada à Estação Espacial Internacional dois dias após falha Já Novitskiy e Vasilevskaya foram lançados com a astronauta Tracy C. Dyson para a estação a bordo da espaçonave Soyuz MS-25 em 23 de março.
Contribuições para pesquisas espaciais
O cosmonauta registrou um total de 545 dias no espaço em quatro voos espaciais e a bielo-russa passou 14 dias no espaço como parte de seu primeiro voo espacial. Por sua vez, Dyson permanecerá a bordo da estação para uma missão de pesquisa de seis meses. Apoiando a campanha Artemis da Nasa, a missão de O’Hara ajudou a preparar a exploração da Lua e a construir as bases para missões tripuladas a Marte.
Retorno e exames médicos da tripulação
Ela trabalhou em atividades científicas a bordo da Estação Espacial, incluindo investigação de saúde cardíaca, tratamentos de câncer e técnicas de fabricação espacial durante sua estadia a bordo do laboratório orbital. Após os exames médicos pós-pouso, a tripulação retornará à cidade de recuperação em Karaganda, no Cazaquistão. Depois disso, O’Hara embarcará em um avião da Nasa com destino ao seu retorno ao Johnson Space Center, em Houston, nos Estados Unidos.
*Com informações de Aline Oliveira, da CNN Tópicos Astronauta Estação Espacial Nasa Compartilhe:
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo