Agentes aguardam dados de inflação dos EUA: princípios, índices de ação, política monetária, índice de preços, Hang Seng, Shenzhen Composito.
Os principais índices acionários da Ásia fecharam em queda nesta quarta-feira (29), em meio às preocupações com a inflação e seu possível impacto na política monetária nas principais economias do mundo. Os investidores asiáticos ficaram apreensivos após os dados do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) terem mostrado números acima do esperado na Austrália, levantando temores sobre a inflação em outras regiões.
A inflação tem sido motivo de preocupações crescentes nos mercados globais, com os investidores atentos ao seu potencial impacto nas decisões dos bancos centrais. A possibilidade de uma política monetária mais restritiva em resposta à inflação elevada tem gerado incertezas nos mercados financeiros, refletindo-se nas oscilações dos índices acionários em todo o mundo.
Preocupações com a Inflação nos Mercados Asiáticos
Os agentes financeiros aguardam ansiosamente pelos dados de inflação dos Estados Unidos, programados para serem divulgados na sexta-feira, em meio a preocupações crescentes sobre o impacto da inflação nos mercados asiáticos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou uma queda de 1,8%, fechando em 18.477,01 pontos, com ações de tecnologia relacionadas ao consumo liderando as perdas. Empresas como Alibaba e Meituan apresentaram quedas significativas, de 3,5% e 5,3%, respectivamente.
No cenário chinês, o índice Xangai Composto manteve-se praticamente estável, com uma leve alta de 0,05%, atingindo 3.111,02 pontos, impulsionado por medidas governamentais para apoiar o mercado imobiliário. Setores como automobilístico e de metais se destacaram, com empresas como BYD e Hunan Gold registrando ganhos de 8,35% e 10%, respectivamente.
Enquanto isso, o índice Kospi, da bolsa de Seul, apresentou uma queda de 1,7%, encerrando em 2.677,30 pontos, influenciado por ações do setor de tecnologia e automóveis. Samsung Electronics e Naver foram algumas das empresas que registraram quedas, de 3,1% e 1,2%, respectivamente.
Em Tóquio, o índice Nikkei teve uma queda de 0,80%, fechando em 38.556,87 pontos, com ações de eletrônicos e maquinário industrial liderando as perdas. O rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos atingiu um novo recorde de 12 anos, enquanto empresas como Mitsubishi Electric e Mitsubishi Heavy Industries apresentaram quedas de 4,5% e 3,6%.
Na Índia, o índice Sensex registrou uma queda de 0,85%, fechando em 74.528,84 pontos, com ações de automóveis e bancos sendo impactadas pela cautela em relação à política de taxas de juros mais altas do Federal Reserve (Fed). Empresas como Mahindra & Mahindra Ltd. e IndusInd Bank apresentaram quedas de 1,5% e 1,1%, respectivamente. A volatilidade nos mercados asiáticos reflete as preocupações com a inflação e as decisões políticas e monetárias que podem impactar os índices de ação na região.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo