Novo presidente republicano busca maioria no Congresso para implementar políticas, incluindo índice das principais bolsas de Nova York, reúne ações de 500 maiores empresas do país
Em uma segunda-feira (11) que marcou o encerramento das negociações em alta das bolsas de Nova York, o país ficou em estado de alerta após a vitória do candidato republicano Donald Trump das eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Com o novo presidente empossado, as principais bolsas de Nova York permaneceram em alta, refletindo a confiança dos investidores em relação ao futuro econômico do país. A bolsa de valores de Nova York, um dos principais centros de negócios do mundo, é famosa por suas bolsas, que atraem grandes investidores e empresas de todo o mundo. Além disso, a vitória de Trump também contribuiu para o aumento da confiança dos investidores na economia americana, levando a um aumento nas bolsas.
Desenvolvimentos políticos
A vitória eleitoral de Trump pode influenciar os investimentos em bolsas de Nova York, principalmente em empresas que se beneficiam de políticas de corte de impostos e desregulamentações. Além disso, a decisão do Departamento do Comércio americano de proibir a TSMC de enviar chips avançados para a China pode afetar o setor de tecnologia.
Índices de bolsas
O índice que reúne as ações industriais, o Dow Jones, avançou 0,69%, alcançando 44.293 pontos, enquanto o índice que inclui as 500 maiores empresas do país, o S&P 500, subiu 0,13%, para 6.003 pontos. O índice que concentra empresas de tecnologia, o Nasdaq, encerrou em alta de 0,09%, praticamente estável.
Empresas beneficiadas
Segundo o gestor de bolsa Diego Chumah, da Asa Hedge, a confirmação de um governo unificado republicano pode impulsionar as negociações que devem se beneficiar de um governo republicano, o chamado ‘Trump trade’. A Tesla (TSLA; Nasdaq) foi uma das ações que mais disparou, com um aumento de 9,06%, enquanto os bancos, como o Morgan Stanley (MS; Nyse), subiram em conjunto.
Desregulamentações
O diretor-presidente da montadora de carros elétricos, Elon Musk, foi um apoiador de Trump durante a campanha e espera-se que tenha influência no novo governo. Os bancos, que também devem ser beneficiados por conta de potenciais desregulamentações, subiram em conjunto. A United (UAL), American Airlines (AAL) e Exxon Mobil (XOM) subiram mais de 2%, enquanto papéis das petrolíferas e da bolsa subiram fortemente.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo