Paçoca, cão terapêutico do Adote ViCa, auxilia na redução da ansiedade de pacientes no Serviço de Cuidados Prolongados em SP, promovendo prática no processo de recuperação.
Os dependentes químicos são pessoas que sofrem com a dependência de substâncias psicoativas, podendo ser álcool, drogas ilícitas ou medicamentos controlados. Essa condição requer cuidados especiais e tratamentos específicos para ajudar na recuperação e na reintegração social desses indivíduos.
Os pacientes com dependência química, também conhecidos como usuários de substâncias ou viciados, necessitam de acompanhamento profissional para superar os desafios causados pela dependência e melhorar sua qualidade de vida. É fundamental oferecer suporte emocional e terapêutico, além de estruturas de apoio para prevenir recaídas e promover a saúde física e mental dessas pessoas.
A inclusão de animais no processo de recuperação de dependentes químicos
A presença de animais nos tratamentos pediátricos e geriátricos já são conhecidos no Brasil, mas a prática no processo de recuperação de dependentes químicos ainda é novidade no país. Agora, o Serviço de Cuidados Prolongados (SCP) Álcool e Drogas (AD) Boracea, localizado no centro de São Paulo, conta com a ‘ajuda extra’ de Paçoca, um golden retriever de três anos. Sua tutora, Katia Camargo Gabriel, é assistente administrativa de planejamento da Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), responsável pelo gerenciamento da SCP, e foi quem deu a ideia quando começou a visitar o local em vistoria. Ela, que tem um filho no espectro do autismo (TEA), observou os benefícios do convívio entre o cachorro e a criança e entendeu que Paçoca também poderia ajudar os pacientes da SCP. Após receber a devida autorização, em novembro de 2023, o ‘cão terapêutico’ começou a frequentar o local duas vezes por semana.
Benefícios da interação entre animais e pacientes com dependência química
Alzheimer: IA identifica fatores de risco com 7 anos de antecedência. Técnica brasileira usa pele de tilápia em lesões de córnea de cães. Reforço no time: cachorros adotados viram ‘empregados’ na Prefeitura do Guarujá. Segundo a psiquiatra Aglaé Sousa, coordenadora do SCP, essa interação traz diversos benefícios aos pacientes, como a redução da ansiedade e da agressividade, melhora na memória, empatia e humor, além da criação de laços afetivos. Essa é uma das notícias presentes no novo episódio do CNN Good News, o programa de boas notícias da CNN Brasil disponível semanalmente no YouTube da CNN Pop. Parceria com Adote ViCa. Os benefícios em interagir com animais também podem estar na sua casa.
A importância do apoio de animais no tratamento de pacientes com dependência química
Todo programa, novos cachorrinhos disponíveis para adoção no Adote ViCa, centro de resgate parceiro do CNN Good News, apresentam as boas notícias. Para saber mais informações, visite as redes sociais. View this post on Instagram A post shared by ADOTE ViCa (@adotevica) Tópicos #CNNPop Cachorro CNN Good News dependência química São Paulo (geral) Compartilhe:
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo