Segundo os CDC dos EUA, a infecção pela cepa H5N1 do vírus influenza foi detectada no paciente que teve contato com leite de vacas infectadas em fazendas de laticínios.
Na Europa, um caso de gripe aviária foi registrado em um adolescente que entrou em contato com aves contaminadas com o vírus H5N1. As autoridades de saúde estão em alerta para prevenir a propagação da doença.
A transmissão da gripe aviária para humanos, também conhecida como influenza aviária, é rara, mas pode ser fatal se não tratada adequadamente. Por isso, é importante manter medidas preventivas e buscar assistência médica ao menor sinal de sintomas relacionados.
Gripe Aviária: Segundo Caso de Infecção nos Estados Unidos
O paciente está recebendo tratamento e o único sintoma detectado foi inflamação nos olhos, afirmou o CDC. Segundo o jornal americano ‘Washington Post’, o paciente foi testado na semana passada e teve contraprova confirmando a infecção no final de semana.
Este é o segundo caso de infecção de uma pessoa pela cepa H5N1 da influenza aviária nos Estados Unidos nas últimas semanas, após autoridades de saúde estaduais e nacionais do país detectarem vacas infectadas com o vírus em fazendas produtoras de leite em cinco estados do país: Texas, Kansas, Idaho, Michigan e Novo México.
De acordo com o CDC do Texas, o paciente que testou positivo para a gripe aviária teve contato direto com uma vaca infectada.
Casos de Gripe Aviária e o Risco de Infecção
O CDC afirmou que esta infecção não altera a avaliação do risco para a saúde humana da gripe aviária H5N1 para o público em geral dos EUA, que considera ser baixo. No entanto, a agência de saúde disse que pessoas expostas a aves ou animais infectados ou a ambientes contaminados por eles têm maior risco de infecção.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo