Dia Internacional de Dignidade: Ministério da Saúde lança Programa Dignidade Menstrual para população em situação de rua, com Farmácia Popular e Cadastro Único.
O Dia da Dignidade Menstrual é comemorado nesta terça-feira (28). A importância dessa data está em promover a conscientização e combater a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, o que impacta significativamente a qualidade de vida das mulheres.
A questão da Dignidade Menstrual é fundamental para garantir a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos. É essencial que haja políticas públicas efetivas para garantir a Dignidade Menstrual de todas as pessoas, sem discriminação ou tabus.
Ministério da Saúde lança Programa Dignidade Menstrual para promover acesso a produtos de higiene
Para assegurar o direito ao acesso a produtos e condições de higiene adequadas à população, o Ministério da Saúde apresentou, neste ano, o Programa Dignidade Menstrual, com a iniciativa de distribuir absorventes gratuitamente por meio do Programa Farmácia Popular. Atualmente, 31 mil estabelecimentos estão autorizados pela Farmácia Popular a participar do programa.
Até 24 de maio, 1,7 milhão de indivíduos retiraram absorventes em 16,8 mil farmácias que integram o Programa. O Programa Dignidade Menstrual abrange aproximadamente 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos registradas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até R$ 218, ou que sejam estudantes de baixa renda da rede pública com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, ou que estejam em situação de rua.
Além da distribuição de produtos, essa é uma política voltada para a equidade de gênero, justiça social, educação e direitos humanos. As medidas do Programa incluem a capacitação e formação de servidores públicos, educação da população e oferta gratuita de absorventes higiênicos.
A iniciativa também tem como objetivo combater a desinformação e conscientizar sobre a menstruação como um processo natural que requer acolhimento e cuidado. Ana Freire, representante do Ministério da Saúde, enfatizou a importância de promover a Dignidade Menstrual como parte essencial da saúde e bem-estar de todas as pessoas.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo