Criminosos sequestraram ônibus e fecharam vias após confronto armado com a PM no Complexo do Chapadão, no Rio. Ônibus foram usados como barricadas.
Os criminosos sequestraram um ônibus e bloquearam as vias após um suspeito morrer durante uma troca de tiros com policiais militares, no Complexo do Chapadão, na zona zona do Rio, nesta quarta-feira (14). Pelo menos sete ônibus foram utilizados como barricadas para impedir a entrada da PM na comunidade. Alguns coletivos foram incendiados em Belford Roxo.
A ação dos criminosos no Complexo do Chapadão evidencia a presença do tráfico de drogas na região, alimentando o ciclo de violência no local. O narcotráfico é um dos principais responsáveis pela disseminação do crime organizado e do tráfico ilícito de entorpecentes em diversas comunidades do Rio de Janeiro.
Operação do 41° BPM no Chapadão
O 41° BPM (Irajá) realizou uma operação no Chapadão nesta quarta-feira (14). Durante a ação, os agentes se envolveram em uma troca de tiros. Após o confronto, os policiais localizaram o corpo de um homem ligado ao tráfico de drogas da região. O suspeito era uma das principais lideranças da facção criminosa Comando Vermelho, na Baixada Fluminense, e tinha 14 passagens pela polícia. Ele liderava o conjunto de favelas da região da Vila Norma, em São João de Meriti, e estava envolvido em disputas territoriais pelo controle de pontos de venda de drogas.
Repressão ao tráfico de drogas
Um fuzil foi apreendido com o homem morto. Após a morte do criminoso, grupos ligados ao tráfico local tentaram desmobilizar as equipes da operação fechando vias. Quatro homens foram presos pelo 41° BPM. Todos tinham ligação com o tráfico de drogas da região e estavam envolvidos no ataque ocorrido. Três pistolas foram apreendidas, e os presos foram encaminhados para a 39ª DP (Pavuna).
Atuação policial e reforço no policiamento
O policiamento foi reforçado com o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões para desobstruir as vias interditadas por criminosos. A operação visava reprimir uma quadrilha envolvida em roubos de veículos na Avenida Brasil e em outras vias de acesso ao conjunto de comunidades em Guadalupe, na zona norte.
Prisão de Marco Antônio da Glória
Na mesma região, Marco Antônio da Glória, conhecido como Zoio, considerado o segundo homem da hierarquia do tráfico de drogas da comunidade do Chapadão, foi preso. Com 15 passagens pela polícia, ele já foi o principal responsável por roubos de veículos na capital e região metropolitana.
Outras operações em andamento
Além da operação no Chapadão, o Bope realizou uma ação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, para reprimir criminosos envolvidos em roubo de veículos e cargas. Policiais do 16° BPM atuaram nas comunidades da Cidade Alta, Cinco Bocas e Parada de Lucas, na zona norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o crime organizado.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo