Abalo sísmico de magnitude 7,4 na maior zona sísmica do mundo deixou 10 mortos e mil feridos. Maior terremoto da ilha em 25 anos.
Na última quarta-feira (3), um intenso terremoto de magnitude 7,4 causou grande destruição em Taiwan, deixando um rastro de dez vítimas fatais e mais de mil feridos. Este abalo sísmico foi um dos mais potentes a atingir a ilha desde 1999, quando um terremoto de magnitude 7,6 resultou em 2.400 mortes. Taiwan está localizada no coração do Círculo de Fogo do Pacífico, uma região conhecida por sua alta atividade sísmica.
A região do Círculo de Fogo do Pacífico também é conhecida como Anel de Fogo e reúne diversas áreas propensas a terremotos e atividades vulcânicas. Este anel abrange toda a costa do oceano Pacífico, onde as placas tectônicas se encontram e geram uma grande quantidade de terremotos e erupções vulcânicas. A constante movimentação das placas torna a região do Anel de Fogo uma das mais instáveis e perigosas do planeta.
Explorando o Círculo de Fogo do Pacífico
Veja, abaixo, detalhes sobre a área conhecida como Círculo de Fogo:
- O Círculo de Fogo do Pacífico é uma extensa região de 40 mil quilômetros em formato de ferradura que cerca o oceano Pacífico (confira o mapa a seguir).
- Além disso, ele atravessa países como EUA, Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania).
- Essa área se destaca pela quantidade de vulcões e terremotos.
- Ao longo do círculo, encontram-se aproximadamente 450 vulcões ativos e uma grande incidência de terremotos – 9 em cada 10 tremores registrados em todo o mundo acontecem nessa região.
- O risco de terremotos é considerável em locais mais elevados ou próximos das bordas das placas tectônicas.
Este é o local com a maior atividade sísmica em todo o planeta.
Em média, os sismógrafos detectam algum tipo de abalo na região do Círculo de Fogo a cada cinco minutos. De acordo com a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês), o Círculo de Fogo surge devido às placas tectônicas. Quando essas placas se movem, ocorre uma atividade geológica em suas extremidades.
As placas podem se afastar, mas também podem se chocar (originando tremores de menor intensidade) ou se submeter a um processo de subducção. Muita da atividade vulcânica acontece ao longo das zonas de subducção, quando uma placa tectônica desliza sob outra (e se une).
A imensa pressão exercida pela placa que desce sobre o magma no interior da Terra resulta na busca de um caminho para a superfície no limite da placa. É assim que os vulcões são formados.
LEIA TAMBÉM:
Aumento da atividade sísmica em Taiwan
Segundo as autoridades locais, quatro vítimas fatais estavam no condado montanhoso e pouco habitado de Hualien, que está nas proximidades do epicentro do abalo sísmico, na costa leste da ilha, a aproximadamente 150 km da capital, Taipei.
Diversas construções foram danificadas na região, incluindo dois edifícios que desmoronaram. A embaixada do Brasil em Taiwan informou que não há informações de brasileiros mortos ou feridos no terremoto. Em declarações à GloboNews, o diretor do Escritório de Representação do Brasil em Taipei, Miguel Magalhães, abordou a situação dos cidadãos brasileiros na ilha afetados pelo tremor.
De acordo com ele, mais de 7 mil brasileiros residem no território. VÍDEO: Há muitos anos, Taiwan investe em medidas de prevenção contra terremotos
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo