UBSs terão campanha de vacinação contra poliomielite no sábado, das 8h às 17h, para combater reintrodução da doença no país.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo está realizando o Dia D da campanha de combate à poliomielite, também chamada de paralisia infantil, para crianças com menos de 5 anos. Neste sábado (8), 471 unidades básicas de Saúde (UBSs) estarão disponíveis das 8h às 17h para vacinação.
É fundamental a conscientização sobre a importância da imunização contra a poliomielite para prevenir a paralisia em crianças. A campanha visa proteger a população mais jovem e garantir a erradicação da doença, contribuindo para a saúde infantil e coletiva. Não deixe de levar seu filho para receber a vacina contra a poliomielite neste sábado!
Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite em São Paulo
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão integradas às assistências médicas ambulatoriais (AMAs) e já funcionam aos sábados para vacinação contra a poliomielite, o horário de atendimento será das 7h às 19h. A campanha de vacinação contra a poliomielite na cidade de São Paulo teve início em 27 de maio e faz parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra a poliomielite, que se estende até 14 de junho, com o intuito de diminuir o risco da reintrodução da doença no país e ampliar a cobertura vacinal.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que estão sendo utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP) para crianças menores de 1 ano e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças de 1 a menores de 5 anos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O público-alvo da campanha é composto por 588.307 crianças, sendo 128.490 menores de 1 ano e 459.817 crianças de 1 a menores de 5 anos. As crianças menores de 1 ano recebem a VIP de acordo com o esquema primário de vacinação, que consiste em três doses aos dois, quatro e seis meses de idade, conforme explicação da SMS. Até a última quarta-feira, foram administradas 37.881 doses da vacina durante esta campanha.
Em São Paulo, a cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023 atingiu 90,67%. A vacinação é essencial para prevenir e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que está erradicado no país desde 1994. A poliomielite é uma doença infecciosa aguda, caracterizada pela infecção pelo poliovírus, que pode levar à paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, podendo resultar em casos graves com risco de morte.
Além da vacinação contra a poliomielite, serão disponibilizadas as vacinas do calendário do PNI para atualização das carteirinhas. As UBSs fornecerão a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para os estudantes que forem se vacinar, ou para os pais e responsáveis, a ser entregue preenchida nas instituições educacionais. Também serão oferecidas as vacinas contra a influenza (para toda população acima de 6 meses) e contra a covid-19 para o público prioritário.
No dia da vacinação, haverá imunização de idosos acamados ou residentes em instituições de Longa Permanência, além da busca ativa por pessoas que ainda não receberam as vacinas de rotina. A prevenção é fundamental para manter a erradicação da poliomielite e garantir a saúde de toda a população.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo