Material do Instituto Nacional de Estudos apresenta a matriz de referência e amostras de redações dissertativo-argumentativas com pontuação máxima em modalidade escrita formal.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a cartilha de redação do Enem 2024, um importante recurso para os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio.
A publicação da cartilha é um passo importante para os estudantes que buscam se preparar para o Enem, que é um dos principais critérios de seleção para o ingresso no ensino superior no Brasil. Com a cartilha, os estudantes podem ter uma ideia clara do que esperar do Exame e como se preparar para a prova de redação, que é uma das etapas mais importantes do Enem. É fundamental que os estudantes estejam bem preparados para o Enem.
Entendendo o Enem 2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o documento ‘A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante’ no seu portal, esclarecendo as principais dúvidas sobre as competências exigidas para um bom texto no Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, o documento apresenta informações sobre a matriz de referência da prova e inclui amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima (1000 pontos) no Enem 2023.
A redação do Enem 2024 será aplicada no primeiro dia do exame, em 3 de novembro. Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, que incluem o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, a organização das informações, dos fatos e dos argumentos em defesa de um ponto de vista, o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e a proposta de intervenção para o problema abordado.
Competências e Critérios de Avaliação
A soma dos pontos atribuídos pelos avaliadores vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. É importante destacar que a fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame são critérios que conferem nota zero.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes, e os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Reconhecimento Internacional
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo