O outono começa no Hemisfério Sul nesta quarta-feira (20), marcado pelo fenômeno astronômico do equinócio, quando o sol parece ficar parado e dia e noite têm a mesma duração.
A chegada do equinócio marca o início da estação do outono, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Este fenômeno astronômico ocorre duas vezes por ano, em março e setembro, e é quando o Sol cruza a linha do equador, resultando em dias com 12 horas de luz e 12 horas de escuridão.
No outono, o equinócio também traz consigo mudanças nas paisagens, com as folhas das árvores se transformando em tons de vermelho, laranja e amarelo. Esse período marca o início de um dos oitonos do ano, antecedendo a chegada do inverno e dos solstícios seguintes. Nesse momento especial, as noites iguais são um convite para reflexão e conexão com a natureza.
Mais informações sobre o equinócio de outono
A data é marcada pelo equinócio de outono:
- 🌎O equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes ao ano;
- ☀️Ele marca a posição do Sol em relação à Terra e sinaliza o início do outono e da primavera.
- 🌇Em um equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração, tanto no Hemisfério Sul quanto no Hemisfério Norte.
Esta é a base do conceito de ‘equinócio’, tanto que a palavra usada para definir o fenômeno tem origem no latim ‘aequinoctium‘.
Sobre o solstício e os equinócios
Além dos equinócios, existe um outro fenômeno astronômico que acontece no início do verão e do inverno, o solstício— que também vem do latim e significa ‘sol parado‘.
O solstício de verão marca o dia mais longo do ano, que é sempre o primeiro dia da estação. Já o solstício de inverno marca o dia mais curto do ano e a noite mais longa, também na chegada da estação.
Compreendendo os hemisférios terrestres
O Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte têm estações do ano opostas. Quando é verão em um, é inverno no outro. O mesmo princípio se aplica aos fenômenos astronômicos. Se o equinócio de outono acontece no Sul, o de primavera ocorre no Norte. Essa alternância é anual.
No equinócio de outono, o dia e a noite têm a mesma duração em ambos os hemisférios. No solstício de inverno no Hemisfério Sul, o dia é o mais curto do ano por aqui, enquanto no Hemisfério Norte ocorre o solstício de verão, com o dia mais longo do ano. O ciclo se repete ano após ano.
A influência da inclinação da Terra
Existem duas posições da Terra que afetam as durações do dia e as estações do ano: a relação com seu próprio eixo e com o sol. Com uma inclinação de 23.5º em seu plano de órbita, a Terra recebe de forma variada a incidência dos raios solares, originando as estações do ano.
Essa inclinação do eixo terrestre gera variações na quantidade de luz recebida pelos hemisférios, o que resulta nas estações do ano. Os equinócios representam os momentos em que essa distribuição de luz é ‘quase’ equitativa em todas as latitudes do planeta. Caso o eixo terrestre fosse paralelo à órbita, os dias e noites teriam a mesma duração, eliminando a variação sazonal.
O equinócio é essencial para a manutenção dos ciclos terrestres
.
Por isso, é fundamental compreender os fenômenos astronômicos, como o solstício, para apreciar a harmonia dos movimentos da Terra e a influência do sol na nossa rotina diária. E é aí que reside a importância do equinócio no contexto global.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo