Estudo recomenda incorporar comportamentos saudáveis à prescrição de medicamentos para tratar Alzheimer.Função cognitiva, reserva cognitiva e atividade cognitiva são elementos-chave no Rush Memory and Aging Project.
Manter um estilo de vida saudável pode trazer benefícios notáveis para a saúde mental e física ao longo do tempo. Além disso, estudos têm mostrado que a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada estão diretamente relacionados com a melhora da qualidade de vida.
Adotar hábitos saudáveis diariamente é essencial para quem busca uma vida saudável e plena. Além disso, estar atento à qualidade do sono e buscar formas de reduzir o estresse também são medidas importantes para se alcançar um equilíbrio entre corpo e mente.
Estilo de vida saudável e sua influência na função cognitiva
O estudo indica que adotar hábitos saudáveis pode proteger adultos mais velhos contra o declínio cognitivo e potencializar sua ‘reserva cognitiva‘. Os pesquisadores analisaram dados do Rush Memory and Aging Project, um estudo de longo prazo que investigou a relação entre estilos de vida e saúde dos participantes, com dados autopsiados de 1997 a 2022.
A amostra incluiu 586 pacientes, sendo 70,8% do sexo feminino, que viveram até a idade média de 90,9 anos. As autópsias cerebrais revelaram sinais associados à demência, como placas amiloides, ligadas à doença de Alzheimer. O estudo aponta que um estilo de vida saudável, que inclui atividades físicas, pode fortalecer a ‘reserva cognitiva’ das pessoas, ajudando a manter a função cognitiva mesmo diante de alterações cerebrais.
Benefícios de hábitos saudáveis na reserva cognitiva
Entre os participantes, escores mais altos de estilo de vida saudável estavam associados a uma melhor função cognitiva antes do falecimento, especialmente em áreas como dieta, atividade cognitiva, atividade física, cessação do tabagismo e moderação no consumo de álcool. Mesmo com sinais de demência nas autópsias, um aumento de apenas um ponto na pontuação de estilo de vida estava relacionado a uma cognição aprimorada.
Fatores de estilo de vida, como dieta equilibrada e prática de atividades físicas, podem proteger o cérebro contra inflamações e estresse oxidativo, contribuindo para a preservação da função cognitiva ao longo do tempo.
Importância do estilo de vida saudável na cognição
Os resultados desse estudo representam um avanço na compreensão das conexões entre estilo de vida, alterações cerebrais e cognição. Os pesquisadores destacam a necessidade de prescrever fatores de estilo de vida juntamente com tratamentos medicamentosos para Alzheimer, além de mais pesquisas para explorar a redução do risco de demência em diferentes grupos. A autenticidade das informações auto-relatadas sobre o estilo de vida enfatiza a relevância de adotar hábitos saudáveis para promover um envelhecimento cognitivamente saudável.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo