Outubro é o mês mais recheado de conteúdo astronômico, com Anel de Fogo, Chuva de Meteoros e Eclipse Solar Anular no calendário astronômico do Observatório Heller & Jung.
Outubro é um mês incrível para os entusiastas da Astronomia, pois oferece uma série de eventos celestes emocionantes. Além disso, é um período ideal para observar o céu noturno e aprender mais sobre a Astronomia.
Este mês, os astrônomos e amantes da Cosmologia terão a oportunidade de testemunhar um eclipse solar “anel de fogo”, uma superlua e uma chuva de meteoros bem conhecida. A Ciência Celeste está repleta de mistérios e maravilhas, e outubro é um mês que promete revelar alguns de seus segredos mais incríveis. A beleza do universo é algo que nos deixa sem palavras, e outubro é um mês que nos permite apreciá-la de forma única.
Astronomia: O que esperar em outubro
A Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que ocorrem no universo. Neste mês de outubro, haverá vários eventos astronômicos interessantes para observar. É importante notar que as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem variar ligeiramente de acordo com a localidade.
No dia 2 de outubro, ocorrerá um Eclipse Solar Anular, também conhecido como ‘Anel de Fogo‘. Esse evento será visível para aqueles que estiverem dentro de um amplo caminho através do Oceano Pacífico e do sul da América do Sul. No ponto máximo do eclipse, a Lua cobrirá 93% do centro do Sol, e o ‘Anel de Fogo’ ficará visível por 7 minutos e 25 segundos.
Além disso, no dia 2 de outubro, a Lua Nova chegará às 15h50. Já no dia 8 de outubro, ocorrerá a Chuva de Meteoros Draconídeos, que recebe esse nome em associação à constelação de Draco (ou Dragão). Essa chuva de meteoros é considerada de curta duração e ficará ativa entre os dias 6 e 10 de outubro, com o ápice no dia 8.
Cosmologia e Astrologia: Outros eventos astronômicos
A Cosmologia é o estudo do universo em sua totalidade, enquanto a Astrologia é a prática de estudar a influência dos corpos celestes no comportamento humano. No dia 10 de outubro, a Lua Crescente chegará às 15h56. Além disso, no mesmo dia, a missão Europa Clipper será enviada para Júpiter, com previsão de chegada ao planeta em 2030. A sonda irá orbitar Júpiter por quatro anos, realizando 49 sobrevoos pela lua Europa, para investigar a habitabilidade do satélite utilizando seus nove instrumentos.
No dia 17 de outubro, a Lua Cheia chegará às 08h27, e também ocorrerá a Superlua do Caçador, a segunda oficialmente. A Lua atinge o perigeu no dia 16, às 21h50, e fica totalmente cheia no dia seguinte, às 8h26. Uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).
Astronomia: Chuva de meteoros Oriônidas
A Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que ocorrem no universo. No dia 20 e 21 de outubro, ocorrerá a Chuva de meteoros Oriônidas. Todos os anos, no mês de outubro, a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo cometa Halley em suas primeiras passagens pelo Sistema Solar interno. Quando esses resíduos entram na atmosfera terrestre, eles se queimam e produzem as estrelas cadentes que podemos ver no céu.
Para observar esses eventos astronômicos, é importante encontrar um local com céu bem escuro, um horizonte desobstruído e quase nenhuma poluição luminosa. Certifique-se de que não há fontes diretas de luz em seus olhos, para que você possa se adaptar totalmente às condições locais e tentar fazer com que os meteoros mais fracos se tornem visíveis.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo