Balanço do Enem traz dados sobre número de presentes, ausentes e concluintes do ensino médio inscritos. Painel Enem oferece informações sobre inscrições, rede, seleção e educação básica.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga as estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, começando com os dados do primeiro dia de aplicação, que ocorreu no último domingo (3). Os números preliminares revelam a quantidade de presentes, ausentes e concluintes inscritos em cada estado da Federação.
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi marcada por números significativos em cada unidade da Federação. O Inep forneceu dados detalhados sobre a participação, destacando os estados com as maiores e menores presenças. Ao mesmo tempo, a divulgação destes dados evidencia a importância do Enem 2024 para o futuro acadêmico de milhões de jovens brasileiros. Para muitos, este é o grande passo rumo ao acesso a Instituições de Ensino Superior de todo o país, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio tem o poder de abrir portas para oportunidades que, de outra forma, seriam inacessíveis.
Dados Definitivos do Enem 2024: Confira as Estatísticas Atuais
Dos mais de 4,3 milhões de participantes no exame, o Exame Nacional do Ensino Médio, 73,4% das pessoas inscritas confirmaram a presença no primeiro dia, revelando um aumento de 1,5% em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, de 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos, Prouni.
O aumento do número de concluintes do ensino médio da rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Ao longo de mais de duas décadas de existência do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, o exame tornou-se fundamental para a educação brasileira.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo