Reunião ocorreu em São Paulo (SP), no dia 15 de abril. Recursos: elementos, jogos, competição. Contexto: esportivo, parcerias, estratégicas. Ativações: sorteios, rankings, descontos, premiações. #Dia15 #SãoPaulo #Recursos #Competição #Parcerias #Sorteios #Descontos #Premiações #Esportivo #Jogos #Ativações #Rankings #Elementos #Estratégicas #RecursosEsportivos
A gamificação no esporte é uma estratégia inovadora que tem ganhado destaque como uma forma poderosa de envolver atletas, fãs e equipes esportivas. Ao introduzir dinâmicas de jogo e competitividade no ambiente esportivo, é viável elevar a motivação dos envolvidos, melhorar a jogabilidade e fortalecer a conexão emocional com a modalidade esportiva, resultando em benefícios significativos para todos os públicos. A utilização de elementos lúdicos e desafios no contexto esportivo tem o potencial de transformar a maneira como as pessoas se relacionam com as atividades esportivas, criando experiências mais cativantes e envolventes.
Além disso, a aplicação da gamificação no esporte pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades, o trabalho em equipe e a superação de desafios, proporcionando um ambiente estimulante e empolgante para os participantes. Dessa forma, a integração de elementos de jogos no cenário esportivo não só acrescenta diversão e entretenimento, como também impulsiona a motivação intrínseca dos envolvidos, promovendo um engajamento mais profundo e duradouro com as práticas esportivas em questão, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e recompensadora a cada partida.
Explorando o Universo da Gamificação no Marketing Esportivo
Para imergir ainda mais nesse vasto universo de possibilidades, a Etermax Brand Gamification, empresa especializada em tecnologia e gamificação, fez uma visita ao escritório da End to End, uma das principais referências em marketing esportivo no Brasil, para participar de um evento presencial. Esse Roadshow ocorreu em um dia especial, 15 de abril, em São Paulo (SP), reunindo diversos profissionais do ramo.
Na ocasião, o Vice-Presidente da Etermax Brand Gamification, Juan Pablo Veiga, viajou diretamente da Argentina para se encontrar com parceiros do mercado local e compartilhar as últimas novidades e tendências desse emocionante mercado de entretenimento gamer voltado para transmissões esportivas, competições, interação com torcedores e audiências.
‘A gamificação se afirmou e conquistou grande destaque nos últimos tempos. Atualmente, podemos integrar jogabilidade e quizzes por meio de QR Code em diferentes setores, sendo o campo esportivo um dos que tem se destacado no uso de tecnologias gamificadas’, ressaltou Juan. A Etermax é a mente brilhante por trás do Trivia Crack, um jogo lançado em 2013 que alcançou fama global em pouco tempo, tornando-se um produto de destaque no portfólio da empresa.
Os jogos Trivia (conhecidos no Brasil como Perguntados) estão presentes em 180 países, em 34 idiomas diferentes. Além disso, a empresa estabeleceu parcerias para fornecer tecnologia de ponta para plataformas de streaming, como a Netflix, onde lançaram a primeira gamificação mundial da plataforma, o Trivia Quest. Durante a apresentação, Juan destacou a flexibilidade da gamificação no contexto esportivo, um elemento cada vez mais utilizado por grandes clubes para manter a fidelidade do torcedor.
‘Nossos jogos são totalmente adaptáveis ao universo de interesse do cliente. Podem ser jogados em formato individual ou desafio, e as parcerias estabelecidas podem incluir ativações estratégicas, como o uso de QR Codes para sorteios, rankings, descontos e premiações’, explicou. Andressa Scasso, Gerente de País da Etermax Brand Gamification no Brasil, enfatizou que os projetos podem ser implementados em diversas plataformas e modalidades.
‘A diversidade de recursos que podemos oferecer é fascinante. Por exemplo, podemos executar o jogo em uma plataforma neutra ou dentro do site ou aplicativo do cliente. Também é viável disponibilizar descontos em produtos ou experiências dentro de um estádio, por exemplo. Tudo isso pode ser adaptado de acordo com os objetivos estabelecidos, mas uma coisa é certa: a gamificação estrutura e facilita essa interação com o torcedor’, explicou.
Durante o evento, os especialistas mencionaram alguns casos de sucesso e parcerias da marca, como a seleção Argentina, o Barcelona Futebol Clube e a NFL. Os representantes da End to End demonstraram interesse nas soluções apresentadas. De acordo com Renan Borges, Diretor de Tecnologia da empresa, a gamificação é essencial para o futuro do universo esportivo.
‘Estamos estudando esse processo há anos e percebemos sua importância para atrair e envolver novos torcedores, especialmente os mais jovens. É uma maneira inteligente de consolidarmos a ligação com os fãs. A gamificação realmente se tornou uma peça fundamental no quebra-cabeça do marketing esportivo, oferecendo um vasto leque de possibilidades e oportunidades para engajar a audiência de forma inovadora’.
Fonte: @ Ad News
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