O Google corrigiu respostas falsas em buscas com inteligência artificial. Testes iniciaram nos EUA em maio.
Estão se espalhando pelas mídias sociais respostas — e estranhas — criadas pelo Google Overview (visão geral do Google), ferramenta que exibe resultados gerados com inteligência artificial (IA) nas pesquisas do Google. A funcionalidade foi lançada nos Estados Unidos em maio deste ano.
Além disso, é importante estar atento para não acreditar em tudo que é apresentado pelo Google Overview, já que as respostas podem ser imprecisas devido à complexidade da inteligência artificial. A IA está cada vez mais presente em nosso dia a dia, trazendo benefícios e desafios para a sociedade.
Google: Respostas Falsas e a Inteligência Artificial
Em um dos prints, a resposta gerada pelo Google afirma que as cobras são mamíferos com a maior quantidade de ossos entre os animais vertebrados, quando na verdade são répteis. Um repórter da agência AP questionou se gatos já estiveram na lua, e a resposta gerada afirmava que astronautas já brincaram com felinos por lá.
Na última sexta-feira, a big tech informou à AFP que está tomando medidas rápidas para aprimorar seus novos resultados de busca elaborados com inteligência artificial (IA) generativa. ‘Muitos dos exemplos que vimos eram consultas pouco comuns, e também vimos exemplos manipulados ou que não conseguimos reproduzir’, disse um porta-voz do Google em resposta a uma pergunta da agência.
A ferramenta de IA também declarou que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é muçulmano, quando na verdade ele é cristão. Outro print exibiu uma resposta que sugeria que seres humanos deveriam comer uma pedra pequena por dia, uma informação falsa que foi corrigida pelo Google após a repercussão.
Apesar disso, outros testes continuam gerando repercussão nas redes sociais. A tecnologia de inteligência artificial do Google, conhecida como AI Overview, começou a ser disponibilizada para usuários nos Estados Unidos em 14 de maio e em breve estará disponível em mais países.
As AI Overviews serão utilizadas para criar textos curtos que respondam a dúvidas do tipo ‘como limpar um sofá’, gerar respostas em diferentes níveis de profundidade e responder a questões complexas em apenas uma busca. Além disso, poderão planejar roteiros para usuários, analisar vídeos e tirar dúvidas com o auxílio do Google Lens.
Junto com as respostas geradas por IA, o Google oferecerá aos usuários opções de respostas mais simples ou mais detalhadas. Segundo a empresa, esse formato beneficia tanto quem busca informações rápidas por curiosidade quanto quem deseja se aprofundar em um assunto. O buscador poderá ainda resolver dúvidas que antes exigiriam várias etapas, facilitando a vida dos usuários em suas buscas online.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo