Prazo prorrogado para inscrições no exame, dando oportunidade a estudantes do último ano, especialmente os do Rio Grande do Sul prejudicados pelas enchentes.
Encerra-se às 23h59 desta sexta-feira (14) o prazo estendido de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. O prazo para pagamento da taxa de inscrição também foi prorrogado, agora podendo ser realizado até 19 de junho.
No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes têm a oportunidade de testar seus conhecimentos em diversas áreas. É importante estar atento às datas e prazos para garantir a participação no ENEM e ter a chance de ingressar em instituições de ensino superior.
ENEM: Prazo de Inscrições Prorrogado para Mais Estudantes Participarem
Inicialmente, o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se encerraria na última sexta-feira (7), porém, foi estendido para garantir que uma quantidade maior de estudantes tivesse a oportunidade de participar do exame. O ministro da Educação, Camilo Santana, foi quem anunciou a prorrogação do período. Estudantes do último ano do ensino médio em todo o Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul, agora têm uma semana adicional para se inscrever através da Página do Participante.
Santana mencionou que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de diversos estados, como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, entre outros, já realizaram suas inscrições para o ENEM. No entanto, no Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alunos da rede pública que estão prestes a concluir o ensino médio neste ano já estão inscritos.
Os estudantes interessados devem acessar a Página do Participante em enem.inep.gov.br/participante para realizar a inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser quitada até o dia 19 de junho, podendo ser paga via boleto, PIX ou cartão de crédito. Mesmo os alunos da rede pública, que são isentos da taxa, precisam se inscrever para garantir a participação no exame.
O ENEM é fundamental como porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo um requisito para programas de auxílio estudantil e utilizado como critério de seleção por instituições públicas e privadas. Não é possível se inscrever em programas como o Sisu, Prouni e Fies sem ter realizado o ENEM.
As provas do ENEM serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Para completar a inscrição, é necessário informar dados pessoais, preencher informações de contato, escolher o local da prova, selecionar a língua estrangeira, criar um cadastro e senha, além de anexar uma foto. Certifique-se de preencher corretamente todas as informações e guarde sua senha com segurança para acompanhar o processo de inscrição e obter os resultados.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo