Qual foi o primeiro jogo 3D da história? Evolução no mundo dos games e breve histórico de lançamentos. Tecnologia 2,5D, Super Nintendo, Chip Super FX, mundo aberto 3D e revolução dos jogos de carros.
É fascinante pensar na evolução dos jogos 3D ao longo dos anos e como eles se tornaram parte fundamental da indústria de games. Os gráficos realistas, a imersão nas histórias e a sensação de estar dentro do jogo são características marcantes nos jogos 3D atuais. É como se pudéssemos vivenciar aventuras incríveis sem sair de casa, graças à tecnologia que permite esse tipo de experiência.
Os jogos em plataforma 3D têm conquistado cada vez mais espaço no mercado, atraindo jogadores de todas as idades. A possibilidade de explorar ambientes tridimensionais, superar obstáculos e desafios em diferentes cenários é algo que fascina os fãs de games em 3D. A diversão proporcionada pelos jogos de plataforma 3D é incomparável, tornando-se uma forma de entretenimento cada vez mais popular nos dias de hoje.
A evolução no mundo dos jogos 3D
Dessa forma, algumas informações se confundem e oficialmente fica mais difícil precisar os dados de início de algumas criações. Para isso, vamos fazer um breve histórico de lançamentos de jogos em plataforma 3D. O primeiro jogo em 3D foi lançado em 1992 e chamava-se ‘Wolfenstein 3D’.
Esse jogo revolucionou a indústria de games, permitindo aos jogadores experimentar um mundo virtual tridimensional pela primeira vez. Já o primeiro console a perseguir a ideia de gráficos 3D nos jogos foi o Super Nintendo em 1993. A Nintendo decidiu criar um chip próprio chamado Super FX que vinha dentro de cada cartucho de Star Fox.
Os primeiros títulos a utilizarem a tecnologia ainda ficavam no chamado 2,5D, como Clockwork Knight, do Sega Saturn. O jogo trazia personagens em três dimensões. Quando abordamos os dados oficiais, é necessário dizer que o primeiro jogo de mundo aberto 3D foi Hunter, lançado em 1991. O gênero de jogos em plataforma 3D evoluiu e redefiniu padrões da indústria ao entrar na era das três dimensões.
Para não desagradar os fãs dos jogos de fliperama (arcades), não podemos deixar de mencionar a revolução que ocorreu com os games de carros de corrida no ano de 1992. Foi quando a Sega apresentou uma máquina com o jogo de corrida 3D Virtua Racing, que marcou a infância e adolescência (será que não os adultos?) de muita gente.
A importância dos jogos em plataforma 3D
O que são jogos 3D – Os jogos de plataforma 3D são um subgênero de games de ação em que o objetivo principal é mover o personagem do jogador entre pontos num ambiente. Geralmente utilizam geometria tridimensional, com materiais e texturas renderizados na superfície de GameObjects para terem a aparência de ambientes, personagens e objetos sólidos que compõem o mundo do jogo.
Os jogos de plataforma 3D podem ter diferenças entre si no que diz respeito aos objetivos. Por exemplo, ‘Cluster Truck’ é um game de plataforma 3D com uma perspetiva em primeira pessoa. O objetivo do jogo é chegar do ponto A ao ponto B, o mais rápido possível e sem cair.
Alguns exemplos de jogos de plataforma 3D são:Um jogo com personagens em três dimensões, mas que ainda mantém a clássica jogabilidade em progressão lateral 2D ‘A Hat in Time’, um jogo inspirado nos primeiros anos dos jogos de plataforma 3D ‘Cluster Truck’, um jogo de plataforma 3D com uma perspetiva em primeira pessoa
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo