Serviços da Apple e do Google podem rastrear fones de ouvido e tablets.
Perdeu o celular ou o fone de ouvido e não consegue localizar? A Apple e o Android oferecem um serviço de localização no seu recurso de segurança, permitindo encontrar o aparelho perdido.
A localização desse recurso é tão importante quanto a segurança dos seus dados. Para acessar esse recurso, vá até as configurações de segurança do seu celular e procure por “Localizar o meu celular” ou “Encontrar o meu dispositivo”, dependendo do sistema operacional. Assim, você poderá encontrar o seu celular ou o seu fone de ouvido mais facilmente, graças ao serviço de localização disponível no seu aparelho.
O Papel Fundamental da Localização no Desenvolvimento de Serviços de Localização
Ao se deparar com o problema de localizar um aparelho móvel, seja ele um iPhone ou um dispositivo Android, muitas pessoas se perguntam como proceder para encontrar o item perdido. Nesse contexto, a localização se torna um recurso de segurança de fundamental importância. Com o avanço tecnológico, plataformas móveis e dispositivos inteligentes tornaram-se parte integrante da nossa vida cotidiana, e a perda de um desses dispositivos pode causar preocupação e perda de tempo. Nesse sentido, a capacidade de localizar um aparelho móvel tornou-se uma necessidade, e as empresas de tecnologia têm se esforçado para fornecer serviços eficazes de localização.
Os Serviços de Localização da Apple e do Google
A Apple e o Google são líderes no mercado de tecnologia, e suas plataformas de serviços de localização são amplamente utilizadas. O serviço de localização da Apple, por exemplo, é conhecido como ‘Buscar’ ou ‘Find My’, e pode ser acessado pelo navegador em iCloud.com/find ou em outros iPhones, iPads e Macs. Com esse serviço, é possível localizar todos os dispositivos salvos na conta, incluindo endereço exato, itinerário, nível de bateria e até emitir um alerta sonoro para encontrá-los. O processo é simples e pode ser feito de várias maneiras: pelo navegador, pelo aplicativo ‘Buscar’ no iPhone ou pelo aplicativo ‘Encontre Meu Dispositivo’ no Android.
Como Usar o Serviço de Localização da Apple
Para usar o serviço ‘Buscar’ da Apple, siga os seguintes passos: acesse iCloud.com/find, toque em ‘Iniciar sessão’ e insira seu e-mail e senha (Apple ID); no topo da tela, clique em ‘Todos os dispositivos’; escolha o dispositivo e visualize a localização do item. No iPhone, abra o aplicativo ‘Buscar’, vá em ‘Dispositivos’ e escolha o aparelho que deseja localizar. Se o aparelho estiver desligado, o Find My exibirá a localização dele nas últimas 24 horas. Além disso, a Apple dá a opção de ativar a notificação assim que ele for encontrado (ou reativado quando voltar a ter a bateria carregada).
Como Usar o Serviço de Localização do Google
Para localizar um celular Android pelo navegador, acesse google.com/android/find. Faça login com a sua conta do Google, selecione o aparelho a ser localizado e visualize no mapa o local onde ele está. No Android, abra o aplicativo ‘Encontre Meu Dispositivo’, escolha o dispositivo que deseja localizar e visualize a localização, a quantidade de bateria e emita um som para encontrá-lo.
Notificar Quem Encontrou o Celular
Se o celular foi roubado, furtado ou perdido, os serviços da Apple e do Google também podem ser usados para se comunicar com a pessoa que encontrou o celular. Para o iPhone, ative o ‘modo perdido’ no site do iCloud ou no ‘Buscar’. A funcionalidade permite deixar uma mensagem para que a pessoa que localizar o aparelho possa entrar em contato com você. No Android, dentro do ‘Encontre o meu Dispositivo’, escolha a opção ‘Proteger dispositivo’, adicione uma mensagem para a pessoa que encontrar o aparelho entrar em contato com você e o seu Android ficará bloqueado.
Cuidado com Falsos Contatos
É importante lembrar que, em alguns casos, criminosos podem entrar em contato com a vítima ou familiares solicitando login e senha de sua conta no Google ou na Apple. Essas abordagens geralmente acontecem por SMS, com links maliciosos que pedem dados sensíveis para desbloquear o aparelho. Jamais clique nesses links e sempre opte por usar as ferramentas nativas de localização fornecidas pelas empresas do telefone.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo