Nova presidente da Petrobras avalia investir em refinarias privatizadas para aumentar capacidade de refinamento e aplicação de recursos em derivados.
A recém-eleita [presidente da Petrobras](https://informaagora.com/conselho-da-petrobras-aprova-magda-chambriard-como-presidente-estatal-impulsionando-novos-rumos-para-a-empresa/) está entusiasmada com a ideia de investir no incremento da capacidade de refinamento de petróleo, e, dentro desse projeto, não exclui a possibilidade de readquirir unidades privatizadas. ‘O refinamento é um processo essencial que agrega valor. Como agregador de valor, é de nosso interesse. Recentemente, a Esso direcionou esforços para investimentos em refinamento. Seguimos a mesma linha de raciocínio. Foi lucrativo?
Além disso, a presidente destacou a importância da refinação para a empresa e ressaltou a necessidade de manter um olhar atento sobre as oportunidades de crescimento nesse setor. A estratégia de investir em refinação demonstra o comprometimento da Petrobras com a busca por resultados positivos a longo prazo. A eficiência no processo de refinação é fundamental para a sustentabilidade e competitividade da empresa no mercado global.
Refinamento na Petrobras: Ampliando a Capacidade e Agregando Valor
Em sua primeira coletiva como presidente da Petrobras, Magda Chambriard destacou a importância do refinamento para agregar valor aos produtos da empresa. Enfatizando a necessidade de investir em refinarias, ela ressaltou que cada caso é único e que a refinaria não deve ser vista como um negócio para perder dinheiro, mas sim como uma oportunidade de valorização.
A questão do refino ganhou destaque quando questionada sobre a possibilidade de retomar refinarias privatizadas, como a RLAM na Bahia e a REAM no Amazonas. Magda Chambriard mencionou a potencial utilização da RLAM para biocombustíveis, ressaltando a importância do biorrefino como uma tendência futura a ser considerada.
No caso da refinaria privatizada e vendida ao fundo árabe Mabadala Capital durante o governo Bolsonaro, a Petrobras está em negociações para retomar sua participação. A presidente mencionou a refinaria pelo nome original, Mataripe, reforçando a ligação com a história da estatal.
Quanto à REAM, localizada em Manaus e privatizada também durante a gestão Bolsonaro, Magda Chambriard mencionou a possibilidade de interesse em retomar a planta, destacando a importância de explorar novas oportunidades de refino na região.
Além do refino de petróleo, a presidente da Petrobras defendeu o aumento do investimento em derivados, como os fertilizantes. Destacando a relação entre o gás natural e a produção de fertilizantes, ela ressaltou a importância de desenvolver esse mercado para agregar valor aos produtos da empresa.
Em meio a essas discussões, a capacidade de refinamento da Petrobras e a aplicação de recursos para expandir a produção de derivados se mostram como pontos-chave para o futuro da empresa. O refinamento, juntamente com a busca por novas oportunidades de investimento, continua a ser uma prioridade para a nova gestão da Petrobras.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo