Vida ativa acelera o funcionamento do organismo, resultando em mais energia gasta e queima de calorias.
De forma resumida, o metabolismo é o responsável por uma série de reações químicas que ocorrem no nosso corpo, essenciais para o seu funcionamento adequado. Esse processo demanda energia e, quanto mais acelerado estiver, mais energia será consumida. Assim, aumentar o metabolismo é garantia de queimar mais calorias de maneira natural. Isso tem um impacto direto na promoção de um emagrecimento saudável.
Além disso, é importante mencionar a importância do metabolismo basal, que corresponde à quantidade mínima de energia que o corpo precisa para manter suas funções vitais em repouso. Acelerar o metabolismo basal pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o gasto calórico diário, contribuindo para a perda de peso de forma saudável e sustentável.
Dicas para otimizar o metabolismo e gastar mais calorias
Por isso, com o auxílio da médica endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat Dra. Luiza Esteves, selecionamos quatro estratégias valiosas para potencializar o metabolismo do seu organismo e, consequentemente, aumentar o gasto calórico. Confira:
Aumento de massa muscular
‘O incremento da massa muscular e da massa magra contribui para o aumento do metabolismo basal, uma vez que o músculo é um tecido que consome mais energia ao longo do dia, mesmo em repouso, do que a gordura, por exemplo. Portanto, indivíduos com maior quantidade de músculos tendem a gastar mais energia diariamente. É fundamental a prática de atividade física resistida com o intuito de desenvolver massa muscular e, assim, elevar o metabolismo’, destaca a doutora Luiza.
Exercício físico aeróbico
Atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação são opções que favorecem o gasto calórico e proporcionam melhorias na capacidade cardiovascular. ‘Os benefícios cardiovasculares e para a saúde são inúmeros. Portanto, essas atividades são essenciais tanto para acelerar o metabolismo quanto para aprimorar a aptidão física’, complementa Esteves.
Evite dietas restritivas
Restrições alimentares simplesmente privam o organismo de energia, resultando em menor ingestão calórica e levando o corpo a interpretar a situação como estressante, o que acarreta na redução do metabolismo basal. ‘Ao fornecer menos energia e calorias, o corpo percebe um estado de estresse e adapta-se diminuindo a taxa metabólica basal. É importante ter cautela com dietas restritivas prolongadas’, aconselha a médica.
Atividade física não programada
‘Reduza o tempo sedentário para aqueles que passam longos períodos trabalhando em home office e permanecem sentados o dia todo. Faça pausas a cada trinta minutos e levante-se um pouco. Isso pode trazer benefícios para a saúde e, além disso, ajudará a aumentar um pouco mais o seu metabolismo’, conclui a Dra. Luiza Esteves.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo