Noland Arbaugh, 30, tetraplégico desde 2016, recebeu um chip cerebral para controle hidráulico neste ano.
No início deste ano, a empresa Neuralink, criada por Elon Musk com o objetivo de desenvolver uma forma de permitir que as pessoas controlem computadores usando o cérebro, alcançou com sucesso o primeiro implante de um chip cerebral em um paciente humano: o americano Noland Arbaugh, 30 anos, tetraplégico desde 2016. O procedimento marcou um avanço significativo na tecnologia de Neuralink.
Em maio, Noland Arbaugh precisou remover o implante cerebral após 85% dos fios se soltarem de seu cérebro, enfrentando outros desafios relacionados à eficácia e latência do chip cerebral. A experiência destacou a importância de aprimorar a tecnologia da Neuralink para garantir melhores resultados em futuros procedimentos.
Neuralink: Implante Cerebral Revoluciona a Vida de Paciente
Durante os meses em que Arbaugh experimentou o chip da Neuralink, ele alcançou um feito impressionante: controlar o cursor do mouse do computador com o poder do pensamento. Essa inovação permitiu a ele navegar na internet e jogar games apenas com a mente. O chip Neuralink se mostrou especialmente útil para Arbaugh, já que ele perdeu os movimentos do corpo há oito anos devido a um acidente enquanto nadava em um lago.
O acidente, que resultou em um impacto no lado esquerdo de sua cabeça, o deixou em uma cadeira de rodas. No entanto, ele desenvolveu um sistema hidráulico controlado, onde ele pode movimentar a cadeira ao assoprar e sugar em um cano. Atualmente, Arbaugh reside no rancho de sua família, localizado em Yuma, no Arizona.
O primeiro contato de Arbaugh com a Neuralink ocorreu em dezembro do ano passado. Seu colega do Corpo de Cadetes mencionou que a empresa de Elon Musk estava em busca do primeiro voluntário humano para testar o chip cerebral, após anos de experimentos em primatas e porcos. Após preencher o formulário, Arbaugh foi selecionado e passou por um processo que incluiu uma etapa presencial.
Arbaugh é admirador de Elon Musk e sentiu-se seguro com a dedicação do empresário sul-africano. Sua fé em Deus o motivou a abandonar o álcool e o tabaco, o que contribuiu para sua seleção como candidato da Neuralink. Musk tentou conhecê-lo pessoalmente, mas apenas conseguiu uma videochamada.
No início, técnicos da Neuralink visitavam regularmente o rancho de Arbaugh para calibrar o chip de acordo com seus padrões cerebrais. Com o tempo, a calibração tornou-se mais simples, e Arbaugh até conseguiu manter uma conversa enquanto jogava xadrez no computador.
Após um mês da cirurgia, surgiram alguns problemas, como menor precisão e atraso entre o pensamento e o movimento do cursor. A Neuralink lançou uma atualização de software que resolveu essas questões, trazendo o implante de volta ao desempenho normal.
O implante, batizado por Arbaugh de Eva, está em processo de treinamento para escrever as palavras que o paciente pensa. Ainda não há previsão para essa atualização ser concluída. O acordo entre a Neuralink e Arbaugh estabelece o uso e compartilhamento de dados por um ano, após o qual decidirão se continuam os testes ou removem o chip.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo