Queimada de areia-douradas ocorreu devido chuvas-tempestades de granizo alterando padrões-climáticos de sistemas-baixa
Em uma cena inesperada, o deserto saudita foi tomado por uma fina camada de neve, trazendo um toque inusitado ao cenário árido. A cidade de Al-Jawf, localizada no deserto de Al-Nafūd, na região da Arábia Saudita, foi o palco desse fenômeno climático notável na data de 3 de janeiro.
As dunas do deserto, tradicionalmente caracterizadas por suas areias quentes e secas, foram transformadas em uma paisagem branco-azulada pela neve, causando uma surpresa generalizada entre as pessoas que passavam pelo local. Além disso, a geada que acompanhava o fenômeno impulsionou a formação de uma camada de gelo sobre a superfície das dunas, agravando o efeito da neve.
Neve inesperada em deserto saudita: ‘areia-douradas’ transformadas em ‘geada’
De acordo com a agência de imprensa saudita, desde 30 de outubro, uma intensa chuva de granizo atingiu a região montanhosa, devido ao volume de gelo, transformando a paisagem em um cenário de ‘neve’. Notícias relacionadas
Ginecologista perde licença médica após ‘prescrever’ estudos bíblicos para paciente que passou por aborto ‘Meu avô foi o maior assassino em massa da história’ As pesquisas eleitorais falharam nos EUA? As imagens capturadas por pessoas que passaram pelo local mostram como a areia que, antigamente, eram douradas, foi tomada pelos flocos que ainda se acomodavam, criando um tapete de ‘geada’ sobre a ‘neve’. O deserto de Al-Nafūd pode chegar a 55°C em alguns pontos, tornando a formação de gelo no local ainda mais surpreendente. Segundo o departamento meteorológico da Arábia Saudita, ainda há alerta de tempestades, com ventos fortes. Apesar de ser a primeira vez no local, em 14 de outubro, o Centro Nacional de Meteorologia (NCM, da sigla em inglês) dos Emirados Árabes Unidos emitiu um alerta sobre chuvas, tempestades e granizo potencial em algumas áreas. Saudi Arabia’s Al-Jawf desert region was blanketed in snow for the first time ever. Weather modification is real.pic.twitter.com/rZJyeewYCt — GodParticles (@G0DParticles) November 8, 2024 O departamento meteorológico atribuiu esses padrões climáticos à extensão dos sistemas de baixa pressão no Mar Arábico, que se movem em direção a Omã. Os Emirados Árabes Unidos também emitiram alertas semelhantes em 10 de outubro, preparando os moradores para mais chuvas e tempestades.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo