Ministério da Educação valoriza a liderança educacional como pilar fundamental para o sucesso das instituições na formação continuada e transformadora dos professores para um ambiente de aprendizagem fundamental.
Os diretores escolares têm um papel fundamental na formação contínua e na liderança transformadora das unidades escolares. Com o objetivo de discutir aspectos fundamentais para o desenvolvimento desses profissionais, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o webinário ‘Diretor Escolar: da formação continuada à liderança transformadora’ na última terça-feira, 12 de novembro.
Durante o evento, os participantes puderam refletir sobre a importância da formação continuada para os diretores escolares, uma vez que ela proporciona condições para o exercício da liderança transformadora e a promoção da qualidade da educação. Além disso, o webinário também trouxe discussões sobre a experiência de professores e diretores que desenvolvem iniciativas comunitárias, assim como sobre a _liderança_ e a gestão de equipes em diferentes contextos. _A formação_ contínua desempenha um papel fundamental na melhoria da _educação_ e na promoção da qualidade na gestão escolar.
Celebrando o Dia do Diretor Escolar
O evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em comemoração ao Dia do Diretor Escolar destacou a importância dos profissionais de liderança na formação de ambientes de aprendizagem inspiradores e enfatizou a necessidade de formação contínua desses gestores. O evento está disponível no canal do MEC no YouTube, onde os interessados podem acessá-lo e se informar sobre as ações realizadas.
Diretores Escolares: os verdadeiros líderes da educação
Esses profissionais têm um papel fundamental na melhoria da educação básica no Brasil, trabalhando junto com os professores e equipes para garantir o bom funcionamento das escolas. Além disso, são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes e para criar um bom clima escolar.
Formação Continuada: um investimento no futuro da educação
Para apoiar esses profissionais, o MEC criou o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), que oferece cursos de formação e apoio a ações de liderança. Essa iniciativa visa fortalecer a formação contínua desses profissionais, garantindo que eles tenham as habilidades necessárias para liderar as escolas de forma eficaz.
Experiências de diretores escolares
Durante o evento, o diretor da Escola Municipal do Ensino Fundamental General Osório de Canoas (RS), Rhenan Santos, compartilhou sua experiência como diretor escolar. Ele disse que, ao lidar com desafios como o ensino remoto e enchentes, teve que se tornar uma liderança não apenas para a escola, mas para toda a comunidade. ‘Não somos e não podemos ser apenas gestores escolares, precisamos também ser lideranças para toda a comunidade’, enfatizou.
Importância da formação contínua
A diretora da Escola Municipal Dom José de Medeiros Delgado de Parelhas (RN), Vitória Lima, ressaltou a importância de compreender a comunidade para poder acolher os alunos de forma adequada. ‘O diretor se torna referência e assume diferentes papéis que vão além do pedagógico, como o social e o de apoio pessoal’, destacou.
Ações do MEC para diretores escolares
O MEC oferece várias ações para apoiar os diretores escolares, incluindo:
– Proditec: oferece 3,2 mil vagas semestrais para o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, com um investimento de R$ 10 milhões em 2024.
– Curso de Especialização em Gestão Escolar: oferece quase 10 mil vagas para a formação em 2025, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes).
– Avamec: oferece diversos cursos de formação, como ‘Curso de Gestão Escolar’, ‘Mentoria de Diretores Escolares’ e ‘Curso de Liderança Escolar’.
Essas ações demonstram a importância do MEC em apoiar os diretores escolares e garantir que eles tenham as ferramentas necessárias para liderar as escolas de forma eficaz.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo