ouça este conteúdo
Operação Égide: 20 mandados de busca e apreensão em Alvorada para proibir acesso a dispositivos eletrônicos em centros de distribuição de mantimentos.
PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio Grande do Sul iniciou a Operação Vigília, nesta quarta-feira (5), na cidade de Gravataí, com o objetivo de apurar possíveis desvios de recursos destinados à reconstrução de áreas atingidas por desastres naturais. Um total de 15 mandados de busca e apreensão foram executados na região.
Em um desdobramento da investigação, foi descoberta uma apropriação indébita de verbas públicas por uma associação criminosa que desviava fundos destinados às vítimas de calamidades. A polícia segue com as diligências para identificar os responsáveis pelo peculato e garantir a punição dos envolvidos.
Operação Égide: Desvio de Doações e Apreensão de Dispositivos Eletrônicos
Outros 11 pedidos de proibição de acesso aos locais das doações foram autorizados pela Justiça. Os policiais também apreenderam celulares e dispositivos eletrônicos. A quantidade não foi divulgada. A Polícia Civil flagrou carros particulares sendo carregados em centros de distribuição. Depois, os veículos foram vistos deixando os donativos em endereços que não foram atingidos pelas enchentes. As investigações também apontam que diversas pessoas procuravam os pontos oficiais em busca por doações, mas saíam frustradas sem mantimentos. Os policiais flagraram, no mesmo dia, a chegada de uma carreta com doações e, na parte da noite, divulgaram que havia a necessidade de recebimento de mantimentos para entrega às vítimas das enchentes.
Desvio para Pré-Candidatos: Apropriação Indébita e Associação Criminosa
Mais cedo, o MP-RS (Ministério Público estadual) fez uma operação na cidade de Palmares do Sul após denúncia de desvios de doações para vítimas das enchentes no estado. Com a ação, o órgão já apura desvio por pré-candidatos em quatro cidades atingidas pelas chuvas. MP-RS investiga secretário municipal, vereador e sua companheira por suposto desvio de doações em Palmares do Sul. Em ação em conjunto com a Polícia Civil no litoral norte gaúcho, a Promotoria apreendeu donativos doados por entidades. Suspeitos são investigados por apropriação indébita, peculato e associação criminosa. Na ação, foram cumpridos mandados de apreensão de documentos e mídias eletrônicas nas residências dos suspeitos. O MP não revelou as identidades dos investigados. Promotoria já investiga desvios cometidos por pré-candidatos em outros três municípios gaúchos. Os supostos desvios também teriam ocorrido nos seguintes municípios: Cachoeirinha, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo