Participação da sociedade civil é fundamental para impulsionar a Aliança contra a Fome e a Pobreza. Cooperação internacional e tributação dos super-ricos devem ser discutidas no fórum social.
Em seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância da participação da sociedade civil nos debates do fórum de cooperação internacional, destacando a política como um dos principais temas abordados. Ele ressaltou que a política é um campo fundamental para a construção de uma sociedade justa e equitativa.
Além disso, o presidente Lula também abordou a economia como um dos principais desafios enfrentados pelas nações membros do G20, destacando a necessidade de um acordo internacional justo e equitativo. Ele enfatizou que o G20 Social foi um espaço importante para a discussão de temas como política, economia e internacional, e que a participação da sociedade civil foi fundamental para a construção de um futuro mais justo e sustentável.
Política e economia internacional: a hora de engajamento da sociedade
Em uma ocasião marcante, o presidente Lula ressaltou a importância de a sociedade se envolver com a política e economia internacional, desafiando a ideia de que essas áreas são o monopólio de especialistas ou burocratas. ‘A política e a economia internacional não são território exclusivo de especialistas ou burocratas. Elas transcendem fronteiras geográficas e se manifestam no cotidiano de cada indivíduo, afetando a possibilidade, seja para melhor ou pior.’ Lula enfatizou que os líderes do G20 têm o poder de melhorar significativamente a vida de muitas pessoas, realçando a necessidade de uma participação ativa da sociedade civil. A presidência brasileira do G20 trouxe dois temas ao debate: a Aliança contra a Fome e a Pobreza e a tributação dos super-ricos, ambos que requerem a cooperação internacional e a cooperação entre sociedades civis. Além disso, Lula expressou confiança na continuidade do G20 Social durante a presidência da África do Sul. O seu discurso ressaltou a importância de uma sociedade civil ativa em fóruns internacionais como o G20, para reforçar a cooperação e a cooperação entre sociedades.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo