Identificação das políticas educacionais para relações étnico-raciais nos estados e municípios brasileiros através do Módulo Plano de Ações Articuladas e do Sistema Integrado de Monitoramento.
A nova plataforma do Ministério da Educação (MEC) inclui o Diagnóstico Equidade, que faz parte do módulo Plano de Ações Articuladas 4 (PAR 4) do Simec, com o objetivo de avaliar a equidade educacional nas redes municipais. Os gestores municipais são responsáveis por preencher o formulário para garantir a qualidade da educação oferecida.
O Preenchimento de Diagnóstico é fundamental para identificar as desigualdades educacionais e possibilitar a elaboração de estratégias para promover a equidade. Com base nas informações fornecidas, será possível criar ações mais direcionadas e eficazes para melhorar o acesso e a qualidade da educação em todo o país.
Identificação das Políticas de Educação para as Relações Étnico-Raciais
O objetivo é identificar as políticas de educação para as relações étnico-raciais implementadas nos estados e municípios brasileiros.
As perguntas que compõem o instrumento se dividem em dez eixos: ‘Fortalecimento do Marco Legal‘; ‘Políticas de Formação de Gestores e Profissionais de Educação’; ‘Gestão Educacional’; ‘Material Didático e Paradidático’; ‘Currículo’; ‘Financiamento’; ‘Indicadores, Avaliação e Monitoramento’; ‘Gestão Democrática e Mecanismos de Participação Social’; ‘Educação Escolar Quilombola’; e ‘Educação Escolar Indígena’.
O questionário está baseado em diversas legislações relativas à educação para as relações étnico-raciais e à educação escolar quilombola e indígena. O preenchimento é fundamental para auxiliar na formulação e na implementação de políticas públicas de educação.
Passo a passo do Diagnóstico Equidade
Confira o passo a passo do Diagnóstico Equidade O primeiro passo é acessar o sistema integrado de monitoramento, execução e controle (Simec), fazendo login na plataforma gov.br com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha registrados. . Na tela seguinte, o usuário deve selecionar o Módulo Plano de Ações Articuladas (PAR) 4 do Simec e clicar no ícone ‘Diagnóstico Equidade’.
Os perfis habilitados a acessar o Formulário de Equidade são os seguintes: equipe municipal, equipe estadual, consulta municipal, consulta estadual, secretário estadual, dirigente estadual de educação, secretário municipal de educação e prefeito. Contudo, o envio do diagnóstico deve ser feito exclusivamente pelo prefeito (no caso dos municípios) ou pelo secretário de educação (no caso dos estados). .
O sistema abrirá uma tela com instruções sobre o diagnóstico e com um vídeo da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo. Para iniciar o preenchimento do Formulário de Equidade, basta o usuário clicar no botão ‘Acessar Questionário’, no canto inferior esquerdo da tela. .
Preenchimento do Formulário de Equidade
A primeira tela do formulário trata do Eixo 1, ‘Fortalecimento do Marco Legal’, que conta com apenas uma pergunta. Ao responder, é necessário salvar a resposta e clicar em ‘Próximo’. . A tela seguinte aborda o Eixo 2, ‘Política de Formação de Gestores e Profissionais de Educação’, composto por quatro perguntas.
É fundamental que as respostas sejam salvas antes de passar para o próximo eixo. . No Eixo 3, intitulado ‘Gestão Educacional’, o usuário precisa responder a nove perguntas. A cada mudança de tela, é preciso salvar as respostas para garantir o envio das informações corretamente e clicar em ‘Próximo’. .
No Eixo 4, ‘Material Didático e Paradidático’, o usuário deve responder às perguntas e, nas questões com campo de seleção de opções, deve escolher a resposta correspondente, salvá-la e seguir para a próxima tela, clicando em ‘Próximo’. .
Continua…
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo