Erores de rede, móvel indisponível, problemas de cobertura por parte da operadora, redes LTE, 4G e 5G, subestação de distribuição com problema de energia, antenas de telefonia, problemas de ativação do próprio smartphone e conflitos nas configurações do aparelho podem causar falha de hardware e problemas de rede.
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews. Conecte-se com a rede e esteja sempre por dentro do que mais acontece no mundo da tecnologia. Baixe agora o e-book gratuito e aprenda a aproveitar ao máximo a rede móvel.
Quando estiver conectado à rede, é fundamental estar atento a possíveis problemas que possam afetar a estabilidade e a velocidade do seu acesso. Em alguns casos, o erro pode ser causado por uma falha de serviço da operadora, mas se a rede estiver funcionando corretamente, o problema pode estar relacionado ao chip SIM. Nesse cenário, é necessário adquirir um novo chip SIM e realizar a portabilidade para manter seu número. Isso garantirá que você continue a se conectar à rede sem problemas.
Alternativas para resolver problemas de rede móvel indisponível
Conheça as principais soluções para evitar quedas na conexão sem muito esforço. Confira a seguir.
Identificando o chip de rede móvel
Para saber de qual chip você recebe chamadas, é só consultar o Fórum TechTudo em busca de dicas e soluções para seus problemas.
Erro de rede móvel indisponível: o que significa?
Os erros de rede móvel indisponível são consequências de falhas na autenticação do chip com a rede da operadora, frequentemente ocorrendo após atualizações de sistema. Isso acontece porque as configurações padrão do Android forçam o smartphone a tentar utilizar apenas a rede móvel mais moderna, como as redes LTE (4G) e 5G, que trabalham com frequências mais altas, mas com amplitudes menores, reduzindo o alcance do sinal emitido pela antena comparado às redes 3G e 2G.
Por essa razão, se celular estiver configurado para utilizar exclusivamente redes LTE, quedas ou interferência de sinal podem fazer com que a rede móvel como um todo fique indisponível. Outra causa comum para o erro é uma possível queda de energia na região, que pode afetar a disponibilidade das antenas de telefonia.
Infelizmente, não há muito o que ser feito pelo usuário, que deve esperar o retorno da luz. Isso ocorre porque as antenas de telefonia dependem da rede elétrica para propagar o sinal de rede, e se uma subestação local de distribuição estiver com problemas, o sinal de celular pode ficar instável ou até totalmente ausente.
Como dito anteriormente, esse problema costuma afetar mais as redes 4G e 5G, por precisarem de mais antenas para garantir a cobertura de sinal. Nesse sentido, uma antena 2G um pouco mais distante pode impedir a indisponibilidade total do sinal, mas não é suficiente para oferecer boa navegação ao usuário, servindo apenas para ligações e aplicativos de mensagens.
Rede móvel indisponível para chamadas de voz: o que pode ser?
Quando não existem problemas de cobertura por parte da operadora, a indisponibilidade da rede móvel, inclusive para chamadas de voz, pode ser causada por diversos motivos. As razões vão desde chip SIM sujo ou mal inserido até falhas de ativação do próprio smartphone. Celulares importados e não homologados podem ficar sem sinal caso a rede de telefonia não consiga validar o IMEI do dispositivo.
Como consultar homologação na Anatel e descobrir se seu celular é regular, é importante verificar se o problema está relacionado à falta de sinal de rede móvel, problemas de cobertura, falta de energia próximo à torre da operadora ou até problemas no próprio aparelho. Falhas na atualização do sistema operacional podem corromper dados específicos, que, por sua vez, também podem comprometer o acesso à rede móvel.
Em situações mais graves, o próprio leitor do cartão SIM ou outros componentes internos do celular podem estar danificados, impossibilitando a conexão com a rede móvel. Caso você esteja experimentando problemas com sua rede móvel, tente utilizar a rede de telefonia de outra operadora para verificar se o problema está relacionado à rede ou ao próprio aparelho.
Fonte: @Tech Tudo
Comentários sobre este artigo