Santos busca acabar jejum de oito anos na final do Paulistão contra o Palmeiras como trunfo para não voltar a fracassar na Libertadores de 2020.
O time de Santos terá pela frente mais uma vez o desafio de enfrentar o Palmeiras na final do Campeonato Paulista. Em busca de quebrar a sequência de oito anos sem títulos, o Peixe terá que superar o rival mais uma vez. Nos últimos confrontos entre Santos e Palmeiras, o time santista teve dificuldades para sair vitorioso.
O jogo entre Santos e Palmeiras promete muita emoção e rivalidade em campo. O Peixe precisará se superar para conquistar o tão sonhado título paulista. A torcida santista está confiante em uma vitória do time, que lutará com garra e determinação para levantar a taça. Vai ser um duelo imperdível entre duas equipes tradicionais do futebol brasileiro.
Santos: a história de rivalidade com o Palmeiras
Ambos os times chegaram às finais do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2015, além da Libertadores de 2020, disputada apenas no ano seguinte em virtude da pandemia do vírus covid-19. A equipe da Baixada Santista até conquistou o Estadual em 2015, mas perdeu a Copa do Brasil na mesma temporada e também foi derrotada na decisão da Libertadores, no Maracanã, com direito a gol no último minuto.
A grande maioria dos clássicos decisivos colocaram o Peixe em confronto direto com o rival Palmeiras. Em meio à fase ruim do Santos, que brigou para não cair três anos seguidos no Brasileirão (e caiu em 2023), o Palmeiras conquistou mais oito troféus sob o comando de Abel Ferreira – o primeiro foi a própria Libertadores.
Anteriormente, a equipe alvinegra também foi vice-campeã brasileira, em 2016, ficando atrás do Verdão na tabela do torneio. Tempos depois, chegou a ficar quatro anos sem conseguir uma única vitória contra o rival (entre outubro de 2019 e outubro de 2023). O jejum de oito anos sem superar o Palmeiras se tornou um desafio para o Santos.
Novo momento: trunfo para não voltar a fracassar
Os jogadores que integram o atual elenco do clube, em sua maioria, chegaram no início deste ano e não vivenciaram este período de derrotas para o rival. Após o inédito rebaixamento à Série B no fim do ano passado, o Peixe, sob nova gestão de Marcelo Teixeira, começou uma completa reformulação no plantel. Chegaram 15 reforços, enquanto outros 15 atletas deixaram o clube.
Além da mudança na comissão técnica, com a chegada de Fábio Carille. Para exemplificar, apenas três jogadores do grupo santista estavam na final da Libertadores de 2020: Diego Pituca, Felipe Jonatan e João Paulo. A expectativa é que, com cara nova, o Santos possa mostrar outra versão diante do Palmeiras.
Final do Campeonato Paulista em vista
O primeiro jogo da final está marcado para este domingo, às 18h (de Brasília), na Vila Belmiro. Já a volta acontece uma semana depois, dia 7 de abril, também às 18h, no Allianz Parque.
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo