Republicano usa indecisão dos Democratas como trunfo em discurso para apoiadores, pressionando presidentes fracos em debates e disputas acirradas.
O ex-presidente Donald Trump surpreendeu ao realizar, neste sábado (20), o seu primeiro comício de campanha, após escapar por pouco de uma tentativa de assassinato.
Os democratas ficaram surpresos com a presença do candidato Trump no evento, que reuniu uma multidão entusiasmada. O ex-presidente Trump reafirmou sua determinação em seguir na corrida política, apesar dos desafios enfrentados.
Trump: Discurso em Michigan e Pressão sobre Biden
O ex-presidente Trump debochou dos democratas em uma arena lotada de apoiadores no estado de Michigan. O evento ocorreu logo após a convenção dos republicanos, onde sua candidatura foi confirmada. Trump fez seu discurso ao lado do candidato a vice-presidente escolhido, o senador J.D. Vance, de Ohio. Foi a primeira vez que os dois estiveram juntos em um evento de campanha.
Enquanto isso, a pressão sobre o presidente Joe Biden, vinda do Partido Democrata, para enfrentar Trump nas eleições dos Estados Unidos em 5 de novembro, continua a aumentar. Alguns democratas importantes pediram a Biden que desistisse de sua tentativa de reeleição, especialmente após seu fraco desempenho no debate do mês passado levantar dúvidas sobre sua capacidade de derrotar Trump ou cumprir outro mandato de quatro anos.
Durante o comício, Trump provocou os democratas, dizendo que eles estavam tentando remover Biden da chapa depois que ele ganhou a indicação presidencial. ‘Eles têm alguns problemas. Número um, eles não têm ideia de quem é o candidato’, disse Trump, provocando risos e vaias. ‘Esse cara vai lá, consegue os votos e agora eles querem tirá-los.’
Trump também questionou a democracia do Partido Democrata, afirmando: ‘Como você está vendo, o Partido Democrata não é o partido da democracia. Eles são realmente os inimigos da democracia.’ Ele ainda acrescentou: ‘E eles continuam dizendo: ‘Ele é uma ameaça à democracia’. Eu digo: ‘O que diabos eu fiz pela democracia? Na semana passada, levei um tiro pela democracia.”
As pesquisas de opinião mostram uma disputa acirrada entre Trump e Biden em nível nacional, mas Biden está atrás de Trump nos estados decisivos que provavelmente determinarão o vencedor. Muitos democratas estão preocupados que Biden não tenha um caminho realista para a vitória e que o partido precise de um novo candidato para enfrentar Trump.
Durante o comício, Trump até fez uma enquete entre Biden e Kamala. A presença policial foi intensa, com policiais em cada esquina por vários quarteirões. Agentes do Serviço Secreto dos EUA estavam estrategicamente posicionados nas sacadas superiores da Van Andel Arena, proporcionando uma visão panorâmica da multidão dentro do local.
O comício em Butler, Pensilvânia, no último fim de semana foi realizado ao ar livre. No entanto, um incidente grave ocorreu quando um atirador conseguiu escalar o telhado de um prédio fora do perímetro do Serviço Secreto e abrir fogo contra Trump, resultando em ferimentos graves. A segurança do evento de Grand Rapids continua sendo uma preocupação, com uma investigação em andamento para garantir a proteção do ex-presidente Trump.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo