Benefício não chega ao fim do mês, como no ano passado, segundo o Pluxee, afetado pelos gastos do brasileiro médio.
Um estudo realizado pela Pluxee, companhia de benefícios e motivação para funcionários, revelou uma estabilidade na extensão do vale-refeição no início de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. O auxílio que assegura por legislação a alimentação do empregado está perdurando em média 11 dias, o mesmo intervalo contabilizado em 2023. A importância do vale-refeição para a qualidade de vida dos colaboradores é evidente, garantindo uma pausa para refeições adequadas durante o expediente.
No entanto, é fundamental considerar também o vale-alimentação como um benefício complementar, proporcionando mais opções de compra e contribuindo para uma alimentação equilibrada. Oferecer benfeitores como o vale-refeição e o vale-alimentação demonstra o cuidado da empresa com o bem-estar de seus funcionários, promovendo não apenas a satisfação no trabalho, mas também a saúde e o bem-estar através de uma alimentação adequada.
Impacto do Vale-Refeição no Gasto Médio do Brasileiro
Um estudo recente revelou que o gasto médio dos brasileiros que utilizam o vale-refeição foi de R$ 51,19 por transação no primeiro trimestre de 2024. O almoço foi o horário mais utilizado para o benefício, representando 40% do total, seguido pelo horário do jantar, com 31%. Já o meio da tarde e o início da manhã, respectivamente os horários de lanche e do café da manhã, registraram 16% e 13% de uso.
Inflação e Duração do Vale-Refeição
Pelo segundo ano consecutivo, a inflação impactou a duração do vale-refeição, mantendo-se em 11 dias. Antônio Alberto Aguiar, diretor executivo de Estabelecimentos da Pluxee, destaca a importância dessa constância, apesar do período ainda ser considerado baixo. Estratégias como gastar sola de sapato e manter fidelidade a certos estabelecimentos foram adotadas para esticar a duração do vale-refeição.
Comportamento dos Usuários de Vale-Refeição
A pesquisa revela que 38% dos usuários percorrem até três quilômetros para utilizar o benefício, e 48% consomem em até três restaurantes diferentes. Isso sugere que a maioria dos usuários tem um horário de almoço pré-definido, o que influencia na escolha de estabelecimentos conhecidos ou preferidos, visando economizar tempo e dinheiro. Profissionais como Vinícius Fernandes, psicólogo de RH, buscam locais com bom custo-benefício, dentro do valor diário do vale-refeição.
Crescimento do Uso do Vale-Alimentação
As transações com vale-alimentação aumentaram 9% no primeiro trimestre deste ano em comparação a 2023, com um crescimento ainda mais expressivo de 25% nas transações online. O estudo aponta que 39% do crédito é utilizado na primeira semana do mês, sendo o sábado o dia com maior uso do benefício, representando 22% do total de transações.
Impacto na Economia e nos Hábitos de Consumo
O gasto médio por compra com o benefício foi de R$ 94,70 nos três primeiros meses deste ano. A pesquisa mostra que a maioria dos usuários realizou compras em até três estabelecimentos diferentes, refletindo a retomada do crescimento do setor supermercadista, que evoluiu 2% no primeiro trimestre no Brasil, segundo a ABRAS. Esses dados indicam um cenário positivo para a economia do país, influenciando também na geração de empregos formais.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo