Nos últimos 12 meses, foram vendidos 79,2 mil imóveis em São Paulo, segundo a Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI).
De acordo com a Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI), nos últimos 12 meses (março de 2023 a fevereiro de 2024), a cidade de São Paulo teve a transação de 79,2 mil imóveis novos. Entre esses, 37,7% correspondiam a unidades residenciais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), destacando a importância do projeto para a oferta de moradia acessível na região.
Além disso, a PMI revela que 52% das imóveis novos vendidos em São Paulo no último ano foram direcionados para o mercado de alto e médio padrão, o que indica uma diversificação nas opções disponíveis para os compradores interessados em adquirir unidades transacionadas de maior valor na cidade.
.
Impulsionando o Mercado de Imóveis Novos
O Valor Geral de Vendas (VGV) total dessas transações ultrapassou R$ 45,3 bilhões, evidenciando o aquecimento do mercado imobiliário.
Lançamentos do Minha Casa, Minha Vida em Ascensão
No mesmo período, 77,1 mil novas unidades foram lançadas na capital paulista, sendo 51% do programa Minha Casa Minha Vida e 49% de Outros Mercados, demonstrando o crescimento do segmento econômico.
As alterações nos limites e subsídios aprovadas em meados de 2023 no MCMV impulsionaram esse crescimento, refletido no aumento das transações de imóveis novos.
Crescimento Contínuo de Transações de Imóveis
Os dados das transações de imóveis em fevereiro reforçam a tendência de crescimento, com 6.600 unidades residenciais novas negociadas na cidade de São Paulo, sendo 53% enquadradas no programa Minha Casa Minha Vida (3.498 unidades).
A zona sul se destaca como líder nas vendas, registrando 33% das unidades transacionadas na cidade, impulsionando o mercado de imóveis novos.
Expansão do Mercado Imobiliário Paulistano
No mesmo período, a cidade registrou o lançamento de 4.467 unidades residenciais, com 63% delas também do segmento econômico, contribuindo para a oferta de imóveis novos na cidade de São Paulo, que alcançou a marca de 59.702 unidades residenciais.
A zona leste se destaca nos lançamentos de imóveis, com 41% das unidades lançadas em São Paulo, diversificando as opções de imóveis novos no mercado.
Diversidade nos Lançamentos Imobiliários
É notável que imóveis de 30m² e 45m² de área útil lideraram em todos os indicadores, destacando a demanda por unidades mais compactas no mercado de imóveis novos, representando 49% dos lançamentos, 56% das vendas e 48% da oferta.
Esse cenário reflete a constante evolução e diversidade no mercado de imóveis novos, acompanhando a tendência de crescimento nas transações de imóveis na cidade de São Paulo.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo