Quatro das cinco alternativas podem ser assinaladas: música-literatura, combate-insubordinação, procedimento-metalinguístico, termos-bélicos-crítica, representações-maldade-bondade.
Em uma sociedade marcada pela violência, é crucial encontrar alternativas para corrigir as atitudes prejudiciais que permeiam o nosso cotidiano. É fácil apontar violência como um problema, mas difíceis são as explicações para as causas subjacentes que a alimentam, o que muitas vezes leva corretores de plantão a se concentrar apenas na identificação da violência, em vez de oferecer uma estrutura para entender por que ela ocorre.
Um exemplo disso é o caso de Racionais MCs, uma banda que recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Campinas (Unicamp), em 2023. Essa honraria reconhece não apenas a contribuição da banda para a música brasileira, mas também a sua capacidade de abordar temas importantes de forma crítica, como a violência, sem se restringir a oferecer apenas alternativas superficiais. Ao invés disso, eles oferecem uma estrutura de pensamento que permite a seus ouvintes refletir sobre as causas da violência e como elas podem ser corrigidas.
A Crítica Social em Contagem Regressiva: A Violência que Estrutura Nossa Sociedade
A premissa genérica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre a obra dos Racionais MC’s não deixa de ser intrigante. Afirmar que as várias experiências narradas nos discos dos Racionais tratam no fundo de um só tema: a violência que estrutura nossa sociedade. Admitamos que seja isso, mesmo sabendo que a correção extraoficial pode não ser tão definitiva. As alternativas corretas, no entanto, não chegam a debater os motivos pelos quais as outras seriam erradas. E não seriam necessariamente, como nos lembra a história.
Entendendo a Violência como um Procedimento Metalinguístico
A questão proposta pelo Enem cita trecho do clássico Capítulo 4, Versículo 3, no trecho iniciado com ‘minha palavra vale um tiro, eu tenho muita munição’ até ‘astral imprevisível, como um ataque cardíaco do verso’. Aqui, a alternativa correta, embora exagerada, afirma que a tematização da violência acontece como procedimento metalinguístico, que concebe a palavra como uma forma de combate e insubordinação. Ok, está correto, embora o procedimento metalinguístico aconteça somente no primeiro verso e no último. A violência, nesse caso, é uma ferramenta para questionar a realidade social.
A Crítica Social por Trás da Linguagem
Uma alternativa descartada como errada afirma que a tematização da violência ocorre na referência a termos bélicos, que sinaliza uma crítica social à opressão da população nas periferias. Esta alternativa está correta sobretudo porque a palavra ‘sinaliza’ não significa uma referência direta, mas indica, sugere, dá a entender. A linguagem dos Racionais MC’s utiliza termos bélicos para questionar a realidade social, o que pode ser considerado uma crítica social, embora não seja uma referência direta.
O Poder da Linguagem em Relativizar e Inverter
Outra alternativa seria errada porque a tematização da violência acontece nas definições ambíguas do enunciador, que inverte e relativiza as representações de maldade e bondade. O enunciador, que é a voz poética, cria sim ambiguidades ao inverter e relativizar, ou seja, ao reconsiderar, repensar, reavaliar as representações de maldade e bondade. A violência, nesse caso, é uma ferramenta para questionar as representações sociais e criar uma nova perspectiva.
A Dicotomia entre Vida e Morte: Uma Questão de Resistência
Uma terceira alternativa errada – sempre segundo as apressadas correções extraoficiais, cheias de razão – seria a tematização da violência na menção à imortalidade, que sugere a possibilidade de resistência para além da dicotomia entre vida e morte. Sim, queridas professoras e professores de cursinho, pop stars da ignorância alheia, o trecho citado tematiza sim a violência ao sugerir a possibilidade de transcender, de ir além da vida e da morte. A violência, nesse caso, é uma ferramenta para questionar a existência e criar uma nova perspectiva.
Fonte: @ Terra
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