Capitão do Brasil Sub-20 comenta sobre as poucas oportunidades no clube catalão e revela papo antes de sua saída para o Betis.
O sorriso característico de Vitor Roque não o impediu de oferecer respostas decididas. Como capitão da seleção Sub-20 que derrotou o México na noite de quinta-feira, o atacante, que veste a camisa 9, estava ciente de que os jornalistas queriam ouvir mais sobre o Barcelona do que sobre o jogo realizado em São Januário. Ele não se esquivou do assunto.
No entanto, Vitor Roque também aproveitou a oportunidade para destacar a importância do trabalho em equipe. O jovem atleta, que se destaca como um verdadeiro craque, enfatizou que o sucesso da seleção é fruto do esforço coletivo. A união entre os jogadores é fundamental para alcançarmos nossos objetivos.
Frustração e Novas Oportunidades
Emprestado ao Betis após meses de poucas oportunidades e muitos questionamentos na Catalunha, o ex-jogador do Athletico-PR, Vitor Roque, expressou sua frustração. Ele não se refere apenas ao fato de ter atuado tão pouco (apenas 16 jogos, sendo apenas dois como titular), mas também à maneira como viveu esses oito meses em Barcelona. ‘Foi um pouco complicado para mim. Tive algumas oportunidades, mas não da forma que eu pensei que seria. Estou com a cabeça tranquila. Agora estou focado no Betis e sempre agradecendo a Deus pela chance de mais uma vez vestir a camisa da Seleção aqui.’ Vitor, Roque, continuou: ‘Acho que (foi complicado) ao todo. Pensei que seria diferente, tanto no tratamento quanto na forma de jogar, e na comunicação da diretoria comigo. Mas isso já passou, e fico contente por ter a oportunidade no Betis e novamente estar vestindo a camisa da Seleção.’
Desafios e Superações
Seja com Xavi ou mais recentemente com Hansi Flick, o jovem atleta de apenas 19 anos, que deixou o Brasil como uma joia e convocado pela Seleção principal, acabou fora dos planos. A diferença de realidade que Vitor Roque enfrentou foi superada, em grande parte, graças ao auxílio psicológico que recebeu fora do clube: ‘Eu sempre fiz terapia e sempre trabalhei com um coach mental. Sempre me ajudou, desde os 16 anos, quando passei por alguns obstáculos também. Isso sempre foi um suporte valioso. Hoje, continuo buscando essa ajuda, que tem sido fundamental para lidar com diversos desafios.’ A atenção que ele esperava ter recebido nos momentos em que não foi aproveitado, Vitor Roque afirmou ter encontrado na saída do clube. O Barcelona agora é parte do passado, e o foco do craque está no Betis, que possui uma opção de compra por 25 milhões de euros ao término da temporada 2024/25.
Um Novo Começo
‘Quando saí, conversei, sim. Uma das primeiras vezes… Procurei entender o porquê de tantas coisas que estavam acontecendo, que não vêm ao caso discutir aqui. Me acolheram muito bem, e estou muito feliz de estar ali e ter a chance de jogar no Betis.’ Com poucos dias no Betis, Vitor Roque já teve 33 minutos em campo diante do Real Madrid no último fim de semana. Este é um recomeço para quem trocou a desconfiança na Espanha pelo prestígio da braçadeira de capitão na Seleção Sub-20. Campeão sul-americano em 2023 sob o comando de Ramon, Vitor Roque estará em campo novamente no domingo, diante do México, às 18h30 (de Brasília), em São Januário.
Entrevista e Expectativas
Confira abaixo outros trechos da entrevista de Vitor Roque: ‘Volta à Seleção Sub-20— Estou muito feliz. Sempre é um prazer vestir a camisa da seleção, independentemente de ser sub-20 ou principal. Claro que o sonho de todos é estar na principal, mas é um processo, e sempre respeitei isso. Sempre é um prazer estar aqui e fico contente por ter a oportunidade de vestir a camisa da Seleção.’
‘Pensa em retornar ao Barcelona?— Hoje estou pensando no Betis, simplesmente no Betis. Procuro fazer uma excelente temporada lá. Estou focado lá e, se Deus quiser e as coisas andarem, continuarei trabalhando firme e com humildade, e as coisas vão acontecer naturalmente.’
‘Por que não deu certo no Barça?— Foi um sonho realizado, só…’
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo