Um bug no app permite adicionar usuários desconhecidos a grupos de spam, afetando até os com configuração de permite apenas contatos conhecidos.
O WhatsApp enfrenta mais um problema, desta vez decorrente de uma brecha que permite números desconhecidos adicionar usuários a grupos de propaganda sem a devida autorização. Esse problema foi relatado nas redes sociais, com indicações de que a situação ocorre desde setembro.
Grupos de propaganda que agregam usuários sem consentimento são um problema recorrente no WhatsApp, uma vez que muitas vezes esses grupos são criados com o objetivo de espalhar informações falsas. É comum que os usuários sejam adicionados a algum grupo sem saber, recebendo mensagens de propaganda e até mesmo mensagens desconhecidas. Além disso, a inclusão em grupos de forma irregular pode afetar negativamente a experiência do usuário, aumentando a probabilidade de que ele receba mensagens não solicitadas. É essencial que o WhatsApp faça algo para resolver essa brecha de segurança, a fim de garantir que seus usuários possam usar o aplicativo com mais tranquilidade.
WhatsApp: O grande desconhecido
O serviço de mensagens instantâneas, WhatsApp, tem se tornado uma ferramenta de vendas não solicitadas, onde usuários recebem mensagens de spam, principalmente no WhatsApp Web. Isso não acontece no aplicativo de celular. Esse problema pode ser explorado por golpistas. Ao entrar em grupos com o título ‘Nome desconhecido’, o usuário não pode interagir pois é excluído logo em seguida.
O aviso ‘Você não pode enviar mensagens para o grupo porque não participa dele’ surge em tais situações. Em geral, essas mensagens envolvem empresas de diferentes segmentos, como renegociação de dívidas, contratação de planos de saúde, loterias, transportadoras, lojas de suplementos e empresas de telefonia. As mensagens incluem números de telefone ou links para canais de atendimento. O g1 procurou as empresas citadas nas mensagens e aguarda retorno. A Meta, proprietária do WhatsApp, também foi contatada, mas não houve resposta.
Como denunciar grupos e números desconhecidos
O recurso do WhatsApp para limitar quem pode adicionar alguém a um grupo deveria resoluir esse problema. Com essa opção, seria possível escolher se todos ou apenas contatos podem adicionar alguém a esse tipo de conversa. Como essa opção não está funcionando, a melhor saída é denunciar o grupo ou o número para a plataforma.
Procedimento de denúncia
Na tela da conversa, clique nos três pontinhos. Clique em ‘Mais’ e, em seguida, em ‘Denunciar’. Escolha se você quer apagar a conversa. Se optar por bloquear o contato, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio. Selecione ‘Denunciar’ e informe por que o número está sendo bloqueado, como ‘conteúdo indesejado’. Se o conteúdo for grave, também é recomendado fazer uma denúncia formal à polícia.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo